260612Foi mantida a decisão que mandou Valton Antunes Bento a júri popular. Ele é acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado contra seus dois filhos e sua companheira, Joana Darc da Silva. Ele também responderá pelo crime de tentativa de aborto, já que sua filha estava grávida na época. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que, à unanimidade, seguiu voto do relator, desembargador Itaney Francisco Campos (foto), para manter inalterada decisão do juiz Samuel João Martins, da comarca de Quirinópolis.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Valton atirou em seus dois filhos e sequestrou Joana Darc, levando-a para um matagal próximo de sua residência, na cidade de Quirinópolis. Lá, o homem ameaçou sua companheira com uma arma de fogo e faca, até o momento em que a Polícia Militar chegou ao local e iniciou uma negociação para que a mulher fosse liberada.

Após a decisão de pronúncia, Valton interpôs recurso em sentido estrito onde pediu a desclassificação da conduta contra seus filhos para lesão corporal e a absolvição do crime contra sua companheira por ausência de dolo na conduta praticada, ou o afastamento das qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.

No entanto, o desembargador considerou que estavam presentes a materialidade e indícios de autoria dos crimes através dos documentos e laudos apresentados. Itaney Campos destacou que o homem não comprovou que não tinha a intenção de matar e, por isso, a versão deverá ser analisada “pelo juízo natural para julgamento dos crimes dolosos contra a vida, qual seja, o Tribunal do Júri”.

Quanto às qualificadoras, o relator julgou que elas deveriam ser mantidas já que foram comprovados os indícios de suas ocorrências. O desembargador ressaltou que a denúncia afirma que as agressões foram realizadas pelos ciúmes que Valton tinha de Joana Darc e que ele teria invadido a residência pulando o muro, “e já iniciou os disparos contra ela”.

O caso
Consta dos autos que Valton se envolveu em uma briga com Joana Darc no dia 3 de abril de 2014. Sua filha interferiu na discussão para defender a mãe e o homem saiu do local dizendo que “as duas iriam pagar”.

Dois dias depois, o homem invadiu a residência da mulher e apontou o revólver pela janela contra sua filha, efetuando o disparo. Seu filho acordou com o barulho e foi ajudar a irmã, quando Valton efetuou um disparo contra ele. Vendo ambos os filhos atingidos, Joana Darc entrou em luta corporal com o homem, fazendo com que os filhos conseguissem fugir e pedir ajuda aos vizinhos. (Texto: Daniel Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)