18forumcriminal2A Secretaria para Depósito de Armas e Valores no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no bairro Jardim Goiás. O local funcionava anteriormente no Fórum Dr. Heitor Moraes Fleury, no Setor Oeste. O diretor do Foro de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, explicou que o objetivo principal desta mudança é facilitar o trabalho da Polícia Civil, diminuindo o número de viagens para a entrega de armas e valores apreendidos.

18forumcriminal

A nova secretaria fica situada ao lado de agências bancárias, resultando no imediato depósito das quantias recebidas. O magistrado aduziu ainda que as armas apreendidas são enviadas no mesmo dia à assessoria militar do TJGO e, posteriormente, ao exército, para fim de destruição.

Além da segurança, Wilson da Silva Dias observou que haverá economia de pessoal, de tempo e de estrutura física."É muito importante para nós poder aproveitar, da melhor maneira, nossos recursos humanos, que não são muitos. O fórum criminal é onde estão a maioria das varas criminais, então não justificava ter uma unidade do sistema da justiça criminal no Tribunal de Justiça. Vamos aproveitar melhor o espaço.", afirmou.

Odair José Soares, delegado da Polícia Civil e Superintendente da Polícia Judiciária, disse que, dessa forma, a segurança vai melhorar bastante, o policial realizará, no máximo, duas viagens, ficando menos tempo na posse desse dinheiro e dessa arma, diminuindo o trânsito dos objetos. A inauguração contou ainda, com a presença da delegada da Polícia Civil, Cássia Sertão Mendes.

Sala de estudos e peticionamento

Também foi inaugurada hoje (foto) no Fórum Criminal, a Central de Estudos e Peticionamento para os defensores públicos do Estado, que vai funcionar na sala 118, no 1º andar. A sala, cedida pelo TJGO, conta com 16 computadores, com acesso livre à internet, livros atualizados, CDs para estudos da área jurídica, impressora, telefonia, uma recepcionista e uma assessoria diretamente ligada a eles, com suporte administrativo da demanda oriunda dos trabalhos deles.

O defensor público-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em especial ao diretor do Foro de Goiânia, Wilson Dias, e à Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan) pela parceria na implantação da Central de Estudos para os defensores. "Nós temos escolhido importantes parceiros, parceiros corretos para a estruturação da Defensoria. Agradeço muitíssimo ao diretor do Foro Wilson Dias, que tem sido, verdadeiramente, um grande defensor da Defensoria", afirmou. (Texto: Gustavo Paiva, estagiário do Centro de Comunicação Social, com informações da Ascom-DPE-GO)