O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, reforçou, neste sábado (25), no discurso de transferência dos Três Poderes para a cidade de Goiás, que o Poder Judiciário goiano tem a atenção voltada para o cumprimento da sua missão institucional que é, sempre e antes de tudo, realizar Justiça por intermédio de uma prestação jurisdicional efetiva e célere. Na cerimônia, realizada na Praça do Chafariz, o desembargador-presidente recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, no Grau Grande Oficial para Grã Cruz, a mais alta condecoração de mérito conferida pelo Poder Executivo.

Entre os homenageados também estavam o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão; o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; embaixadores de sete países, entre outras autoridades. Além do presidente do TJGO, o Poder Judiciário estadual foi representado por outros magistrados –  18 magistrados foram agraciados com o grau Grande Oficial. As homenagens foram entregues pelo governador Marconi Perillo.

Esta é a segunda vez que Leobino Chaves participa da solenidade como chefe do Poder Judiciário de Goiás, a primeira vez foi 2012 quando assumiu a presidência do TJGO. “Em todos os atos praticados nas distintas instâncias decisórias prepondera a preocupação em garantir os direitos de cidadania, em combater as evidências de improbidade ou de corrupção, em suma, em prestigiar todas as boas inciativas que preservem a democracia”, destacou o desembagador-presidente.

“Ao tempo em que saúdo o ilustre presidente do STJ pela honraria merecida e recebida, devo agradecer ao governador Marconi Perillo a manifestação de apreço ao Poder Judiciário, não só pelas comendas outorgadas ais presidentes dos tribunais referidos, como também por agraciar outras não menos gratas figuras da nossa magistratura”, frisou, ao se referir aos magistrados goianos homenageados.

Leobino Chaves lembrou de seu pronunciamento, em 2012 e se referiu ao compromisso dos poderes constituídos na missão de construir uma sociedade feliz. “Passados três anos, a realidade nacional mudou e mudou tanto que a responsabilidade dos Três Poderes só aumentou, de sorte a requerer de todos nós uma atuação mais efetiva e cada vez mais solidária, para enfrentar e vencer as preocupantes dificuldades do momento”, concluiu.

Marconi fez menção à relação de parceria com o Poder Judiciário e destacou a importância da sintonia entre os poderes. Segundo ele, a relação é respeitosa em que todos atuam em harmonia, porém, com independência.

Ordem Mérito Anhanguera
A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto número 479, de 24 de junho de 1975, com a finalidade de "agraciar pessoas físicas ou corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás". A condecoração, a mais alta honraria conferida pelo governo de Goiás, é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Os desembargadores Olavo Junqueira de Andrade, Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira, Elizabeth Maria da Silva, Maria das Graças Carneiro Requi, Sandra Regina Teodoro Reis, Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos, Edison Miguel da Silva Júnior (representado pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga) e Orloff Neves Rocha (representado pelo desembargador Carlos Alberto França) foram homenageados durante a solenidade. Também receberam a comenda os juízes Gilmar Luiz Coelho, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); Alessandra Gontijo do Amaral, Christiane Gomes Falcão Wayne, Eduardo Perez Oliveira, Gustavo de Assis Garcia, Levine Raja Gabaglia Artiaga, Marcelo Lopes de Jesus e Murilo Vieira de Faria.

História
A mudança da capital para a cidade de Goiás, primeira capital do Estado, ocorre todo dia 25 de julho, data do aniversário de fundação do município, que neste ano completa 288 anos.
A cidade de Goiás, a 140 quilômetros de Goiânia, recebeu, em 2001, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Com o título foi reconhecida a importância do conjunto arquitetônico formado por casas, igrejas e monumentos históricos. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos