Os operadores do Direito do Estado participaram, nesta sexta-feira (24), da apresentação do Projeto Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Na reunião, aberta pelo presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, representantes do Ministério Púbico do Estado de Goiás (MPGO), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), procuradorias do Estado e Município de Goiânia, Defensoria Pública e Secretária de Segurança Pública e Administração Penitenciária receberam informações específicas sobre o projeto.

De iniciativa da Comissão de Informatização do TJGO, presidida pela desembargadora Amélia Martins de Araújo, esta é a segunda reunião que tratou sobre o assunto. A primeira, no último dia 17, apresentou o Projeto do Processo Eletrônico aos juízes da capital.

O desembargador-presidente lembrou aos presentes que o processo de informatização do Poder Judiciário goiano é uma das principais metas de sua administração. Segundo ele, além de uma prestação jurisdicional mais célere, o processo eletrônico trará economia de tempo, dinheiro e material humano.

“Goiânia receberá primeiro a implementação do programa e depois pretendemos estender para todo o Estado. Porém, para funcionar precisamos de parceria, aceitação e convergência de todos os órgãos e setores dos operadores do direito do Estado. É preciso que haja essa sinergia para que possamos melhorar a prestação jurisdicional. A iniciativa é de interesse de todas aqueles que trabalham com a Justiça, refletindo assim, no seio da sociedade. Todos aqui temos um único objetivo, que é levar a prestação jurisdicional à sociedade”, frisou Leobino Chaves.

De acordo com a desembargadora Amélia Martins, a intenção do encontro foi chamar todos os operadores do Direito para participarem do Projeto do Processo Eletrônico Judicial do TJGO. “Nós não trabalhamos sozinhos e é por isso que vocês estão aqui. Para implantarmos esse projeto temos de ter parceiros e vocês são importantes para a efetivação do projeto”, frisou, ao explicar o porquê da presença de cada um na reunião.

Facilidade
A apresentação do Projeto do Processo Judicial Eletrônico do TJGO foi feita pelo diretor de Informática, Luiz Mauro Silveira. Ele fez questão de falar da importância de garantir a facilidade operacional para os usuários do processo eletrônico. “Nossa preocupação é que seja um sistema prático, intuitivo e simples de usar. E o principal, é preciso que haja interação”, salientou, ao demonstrar o protótipo do sistema aos presentes.

Entendemos que trazer todos os atores da justiça para perto é a melhor forma de construirmos um sistema com o objetivo único, que é atender a sociedade de uma forma geral. O sistema judiciário eletrônico busca a todos os que estão aqui e não conseguimos caminhar sozinhos”, pontuou.

A chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça de Goiás, Ana Maria Rodrigues da Cunha, ressaltou a importância da iniciativa do TJGO. Segundo ela, Poder Judiciário e MPGO sempre buscaram a integração e não era de se esperar outra coisa. “Nós vimos que há uma disposição muito grande por parte da Presidência do TJGO de integrar todos os atores do processo nesse futuro processo judicial eletrônico. Tenho certeza de que isso se reverterá em benefícios não só para esses atores, mas também ao destinatário da justiça, que é o cidadão. A parceria conosco está garantida”, enfatizou.

Para o vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Informática da OAB-GO, Rafael Fernandes Maciel, o TJGO está de parabéns em trazer um sistema simples, focado no usuário e com navegabilidade intuitiva. “É um projeto que visa trazer eficiência, rapidez e dinamismo para o nosso dia a dia, eliminando papel. É um grande avanço do Poder Judiciário goiano”, frisou.
Além de servidores do Diretoria de Informática do TJGO, participaram da reunião o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, e o juiz-auxiliar da Presidência Reinaldo Alves Ferreira. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos