Nesta segunda-feira (13) foi iniciado, em Goianésia, o Projeto Semear, de iniciativa do Ministério Público de Estado de Goiás (MPGO) com participação do juiz da 1ª Vara Cível e da Infância e da Juventude, André Reis Lacerda. O projeto foi destaque na imprensa regional sendo noticiado na 1ª edição do Jornal Anhanguera, na terça-feira (14), e no Bom Dia, Goiás do dia 15.

A iniciativa funciona em parceria do MPGO com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Secretarias do Meio Ambiental e da Promoção Social de Goianésia e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O projeto visa o acompanhamento de medidas socioeducativas pelos adolescentes infratores com enfoque no desenvolvimento de noções de cidadania e de educação ambiental.

No dia 8 foram realizadas audiências com os menores infratores que poderiam optar pela participação no projeto ao invés de seguirem com o andamento de seu processo. Após as audiências, 55 menores infratores decidiram participar. No dia 13, 60% deles compareceram, mas, já na quarta-feira (15) a porcentagem de participação subiu para 85%. Os menores que não compareceram também terão o processo em andamento.

Os adolescentes foram divididos em duas turmas. Uma delas vai se organizar no Corpo de Bombeiros e a outra no viveiro da Polícia Ambiental da cidade sendo que, posteriormente, as turmas serão invertidas.

Estiveram presentes no evento que iniciou o projeto o prefeito da cidade, Jalles Fontoura de Siqueira; representantes do Creas; a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Antônia Lacerda Mota; a promotora e idealizadora do projeto, Tarsila Costa Guimarães; o delegado da Infância e da Juventude do município, Murilo Leal Freire, e o juiz André Reis Lacerda. (Texto: Daniel Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)