O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu, nesta quarta-feira (15), a visita do professor Daniel Mitidiero (à esquerda), que lhe entregou um exemplar do livro Novo Código de Processo Civil Comentado, de sua coautoria.

O professor é autor de 16 livros publicados, dos quais 2 no exterior, e possui vários ensaios publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. “O TJGO está entre os tribunais que mais debatem as nossas posições. Os desembargadores citam nossos livros nos acórdãos. Aqui há uma abertura para a mudança que o novo código requer”, frisou o autor, ao ressaltar que Leobino Chaves é um conhecido processualista civil entre os operadores do Direito.

Daniel Mitidiero afirmou que, liderado pelo desembargador Leobino Chaves, o tribunal goiano contribui para uma Justiça ágil. “Escolher o TJGO para a visita foi proposital. É um tribunal importante no cenário nacional”, enalteceu. “O livro destaca as modificações trazidas pelo novo código, que entrará em vigor em março de 2016”, completou.

O desembargador-presidente agradeceu a deferência e falou da importância da obra. “É uma das mais respeitadas no cenário nacional e é um prazer recebê-lo aqui”, pontuou. Na oportunidade, Daniel Mitidiero fez uma dedicatória em um livro do presidente. “Ao meu prezado desembargador Leobino, cuja gentileza e fidalguia espelham o espírito da gente do Rio Araguaia. Com a minha admiração intelectual e com o meu muito obrigado pelo diálogo do dia a dia. Com forte abraço”, escreveu.

Além de Daniel Mitidiero, Luiz Guilherme Marinoni e Sergio Cruz Arenhart também são autores do livro Novo Código de Processo Civil Comentado. Segundo Daniel, a obra foi pensada a partir de uma proposta doutrinária consistente que vem sendo elaborada e divulgada há décadas na doutrina brasileira. “É uma proposta teórica para compreensão do processo civil: não é uma obra de vários autores com diferentes concepções entre si, nem um Código que se limita a fazer críticas sem acrescentar nada de novo para efetiva construção do novo processo civil, não é também um código que apenas comentará as novidades da legislação”, explicou.

Currículo
Daniel Mitidiero é professor de Direito Processual Civil dos Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da UFRGS. Professor Visitante na Università degli Studi di Pavia e na Università degli Studi di Firenze (UNIFI, Florença, Itália). Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Pavia (UNIPV, Pavia, Itália); Doutor em Direito (UFRGS) e Membro da International Association of Procedural Law (IAPL), do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). (Texto: Arianne Lopes / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)