O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tem dois representantes para concorrer à vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aberta com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti. Os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Carlos Alberto França se candidataram oficialmente e poderão compor a lista tríplice, que será encaminhada, posteriormente, à presidência da República para a seleção final.

O ofício com o nome dos dois magistrados goianos foi enviado na semana passada à instância superior, com sede em Brasília (DF). Desembargadores de todos os tribunais estaduais do País puderam participar.

Com o fim das inscrições, os ministros analisarão as trajetórias pessoais e profissionais de todos candidatos e, por fim, vão apontar três nomes. É preciso ter reputação ilibada, notável saber jurídico, idade entre 35 e 65 anos e compromisso de morar na capital federal.

Veiga Braga endossa a vontade de ressaltar o prestígio do TJGO em âmbito nacional. “É um processo extremamente competitivo e difícil. Se, eventualmente, for indicado, quero divulgar e representar bem nossa Justiça”.

Advindo do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), onde atuou por 26 anos e foi Procurador de Justiça, o desembargador hoje soma mais de 6 anos de magistratura. Ele atua na 2ª Câmara Criminal, na Seção Criminal, no Conselho Superior de Magistratura e é presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal.

Para França, “é uma honra muito grande poder concorrer e representar o Poder Judiciário goiano”. O desembargador tem 25 anos dedicados à magistratura estadual e atua na Corte Especial, na 2ª Câmara Cível e na 1ª Seção Cível. É, também, diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmeg) e integrante da Comissão de Regimento e Organização Judiciária. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)