O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, empossou na tarde desta segunda-feira (14), Romério do Carmo Cordeiro como juiz auxiliar da Presidência. O magistrado substitui o juiz Reinaldo Alves Ferreira, que ocupou o cargo por quatro anos.

O desembargador-presidente fez questão de frisar que o momento é de alegria pela pessoa que está chegando, porém, de tristeza por quem está saindo. "Não se pode esquecer que Reinaldo Ferreira continuará sendo um baluarte para continuarmos essa luta em prol do desenvolvimento da instituição do Poder Judiciário”. Leobino frisou a importância de se trabalhar em equipe. “Ninguém governa sozinho e o Tribunal não anda pelas minhas pernas, mas sim pelas da minha equipe. E todas as equipes que eu tenho estão desempenhado os seus papéis. Por isso, é que eu quero dizer seja bem-vindo, Romério. Deposito em você a confiança que depositei em Reinaldo quando eu o convidei”, enfatizou.

Além disso, Leobino Valente salientou que, diante do momento político pelo qual passa o Brasil, o Judiciário "precisa dar respostas a esses anseios populares para que nosso País possa caminhar de forma ampla e efetiva no sentido de melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional”, ressaltou.

Ao assumir o cargo, Romério disse que esta é a oportunidade de desenvolver um trabalho auxiliando a Presidência na administração do Tribunal. “Espero atender as expectativas e poder contribuir para melhoramos ainda mais. É uma nova experiência e um novo aprendizado. É preciso que haja uma visão de gestão, mais atualizada, de responsabilidade social, de planejamento e estratégia, que exige de todos nós uma nova postura para que possamos ter uma administração profissionalizada com resultados melhores para a sociedade”, afirmou ele, que tem 16 anos de magistratura.

Reinaldo Alves voltará para a 1ª Vara da Fazendo Pública Estadual, onde é juiz titular. Segundo ele, só quem passa pela experiência como juiz auxiar “pode colher os frutos, que, nós, no primeiro grau de jurisdição, jamais teríamos condições de ter, como essa capacidade de entender o funcionamento do Judiciário”. O juiz disse não ter dúvida que o colega que está chegando é capaz, hábil e dedicado o suficiente para trazer todo o seu conhecimento em prol da administração.

 

Currículo -  Natural de Curitiba, Romério do Carmo Cordeiro formou-se em bacharel em Administração de Empresas, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade Professor De Plácido e Silva; e bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Paraná. 

Pelo TJGO, foi juiz substituto e titular da comarca de Valparaíso de Goiás, juiz titular da 1ª Vara Criminal de Luziânia e juiz titular da 8ª Vara Cível da comarca de Goiânia. Foi também diretor do Foro da comarca de Valparaíso de Goiás, por dois anos, e da comarca de Luziânia, por seis anos; membro e presidente de Turma Recursal em Luziânia e coordenador Adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) em Goiânia.

Pós-graduado em Auditoria Contábil, pela Faculdade Católica de Administração e Economia – Centro de Desenvolvimento Empresarial, em 1996, Curitiba; em Atualidades das Ciências Jurídicas, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos, em 1997, Curitiba; e em Capacitação em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, 2007, Goiânia. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos