O Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reconheceu mais de R$ 100 milhões em benefícios financeiros atrasados desde a implantação, em abril de 2013. O resultado foi divulgado pelo coordenador do Núcleo, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, que informou ainda que foram realizadas nesses dois anos 22,6 mil audiências.

Ainda durante o período, compreendido entre 2013 e 11 de junho de 2015, a força-tarefa resolveu 18,5 mil dos casos por onde passou de forma definitiva, ou seja, com sentença. Além disso, das mais de 22 mil audiências realizadas, 11,6 mil tiveram benefícios concedidos e proferidos mais de 4 mil despachos.

“Com relação aos números, entendo que superou em muito a expectativa, especialmente por promover mudança na vida de mais 11 mil pessoas que receberam o benefício por meio do Acelerar Previdenciário”, destacou o magistrado. De acordo com ele, o importante é que o jurisdicionado que participa do mutirão tem a resposta. “Os processos são solucionados com sentença. As pessoas que esperam por uma resposta, a Justiça atende; aposentando ou negando o pedido”, explicou. 

Ainda segundo Reinado Oliveira, em 2013, foram 23 comarcas do Estado atendidas pelo programa e, em 2014, esse número cresceu para 65. Até 11 de junho deste ano, 23 comarcas já receberam o mutirão. “O Acelerar Previdenciário demonstra que, com a União de forças de vários juízes, é possível vencer barreiras inerentes à morosidade judicial, entregando a prestação jurisdicional em tempo razoável”, frisou, ao lembrar que mais de 70 juízes o Estado já colaboraram com o Núcleo Previdenciário. Além disso, o coordenador ressaltou que o Núcleo conta ainda com o apoio de vários servidores do TJGO, “todos dispostos a colaborar com a sociedade entregando um serviço de qualidade”. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)