Na tarde desta terça-feira (9) foi realizado no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o workshop para os servidores que atuarão na Semana Estadual de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade, que será realizada entre os dias 3 a 7 de agosto, em todas as comarcas do Estado.

 

 

A abertura do encontro foi feita pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargador Gilberto Marques Filho e pelo juiz auxiliar da CGJGO e coordenador do programa Pai Presente, Ronnie Paes Sandre. “O Pai Presente é um programa muito bonito e muito importante para a população. A Semana Estadual será muito produtiva com todos os magistrados e servidores envolvidos para tal”, pontuou o desembargador Gilberto Marques Filho.

Para o juiz auxiliar da CGJGO, Ronnie Paes Sandre, além do projeto Pai Presente ter alcance social relevante, desafoga as ações judicias e assegura o direito pleno de crianças, adolescentes e adultos de terem o nome do pai na certidão de nascimento de forma célere. “Além do incentivo emocional da campanha que será realizada na semana que antecede o Dia dos Pais, a campanha tem o objetivo de incentivar os magistrados a julgarem as ações de reconhecimento que existem nas comarcas”.

O treinamento foi feito pela gerente do programa Pai Presente no Estado de Goiás, Maria Madalena Sousa, que explicou para os servidores todos os procedimentos que devem ser feitos para que o reconhecimento espontâneo de paternidade possa ser efetivo. “O workshop teve o objetivo de padronizar os procedimentos e esclarecer dúvidas dos servidores e supri-los de informações para a Semana Estadual de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade”.

A servidora Ludmilla Arruda Silva, da 6ª Vara de Família da comarca de Goiânia, pontua que a divulgação para a população é importante. “Às vezes as pessoas não tem o conhecimento de quanto o programa é simples e acessível. Workshops para os servidores e as Semanas Estaduais possibilitam conscientizar a população que participar de um programa não é complicado”.

Primeira vez que participa do workshop, a servidora da comarca de Rio Verde, Cassia Cristina Leal Lopes, pontua que “os encontros possibilitam mais conhecimento aos servidores. O reconhecimento espontâneo não é traumática para a criança. Quando faço coleta do DNA vejo a esperança nos olhos das crianças se aquele suposto pai é realmente o pai biológico porque todos buscam viver em família e em união”.

Durante a Semana Estadual de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade serão feitos exames de DNA, caso necessário. Mil exames foram licitados em fevereiro deste ano pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na modalidade de pregão eletrônico. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)