Magistrados da 5ª Região Judiciária, autoridades municipais e estaduais, servidores da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e servidores da comarca participaram na manhã desta sexta-feira (29), do atendimento interno, pelo projeto Audiência Pública, no Auditório do Tribunal do Júri da comarca de Rio Verde. O atendimento foi presidido pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, e contou com a participação dos juízes auxiliares da CGJGO, Átila Naves Amaral e Ronnie Paes Sandre, e do diretor do Foro local, Wagner Gomes Pereira.

O corregedor-geral, desembargador Gilberto Marques Filho, enfatizou o trabalho de auxílio e de companheirismo que a CGJGO exerce aos magistrados. “A Audiência Pública é também para confraternizar, conhecer os novos colegas, conversar e trocar ideias para a melhoria da prestação jurisdicional”, afirmou.
“Este projeto foi iniciado na comarca de Goianésia. Cada região tem suas particularidades e a comarca de Rio Verde, nos últimos dez anos, conseguiu implantar várias unidades”, pontua o juiz Átila Naves Amaral. O magistrado pontuou que a grande discussão no âmbito do Judiciário, hoje, é a informatização. “A grande novidade que vamos presenciar é a revolução tecnológica judiciária com o processo judicial 100% eletrônico tornando a tramitação célere, moderna e eficiente”.
O oficial de justiça Roger Ferreira representou os servidores da comarca de Rio Verde e pontuou sobre o déficit de servidores em comparação ao grande volume de processos. “Temos uma questão que afeta todo servidor, relacionada aos processos administrativos, como as gratificações, e em relação à carreira, no que diz respeito a remuneração, além do número reduzido de oficiais de justiça disponíveis na comarca.” A informatização e a capacitação dos servidores também foi lembradas pelo oficial de justiça João Batista, que representou os servidores da comarca de Santa Helena.
Foram abordadas questões ligadas à construção de um centro de internação para crianças e adolescentes infratores na comarca, o trabalho realizado pela CGJGO sobre diagnóstico da situação das unidades penitenciárias, criação de mais duas varas criminais e sistemas de informática como o Projudi.
Participaram do atendimento ao público interno do Judiciário, juízes e servidores da 5ª Região Judiciária de Goiás, que engloba as comarcas de Rio Verde, Acreúna, Maurilândia, Santa Helena de Goiás e Montividiu; o juiz Murilo Vieira e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Luiz Gilmar Coelho. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria- Geral da Justiça de Goiás)