O morador de rua Ariovaldo Ferreira dos Santos Júnior será submetido a júri popular pela morte do segurança Douglas Gonçalves Rita e pela tentativa de homicídio contra seu colega, Osnildo Amancio Andrade, nas dependências do Araguaia Shopping, em Goiânia. A decisão de pronúncia foi proferida nesta sexta-feira (22) pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara (foto), da 1ª Vara Criminal de Goiânia. Convencido da materialidade do fato e dos indícios de autoria do crime, o magistrado reforçou entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. “A materialidade do delito de homicídio dispensa maiores dilargações, uma vez que se encontra comprovada no laudo de exame cadavérico. Os indícios de autoria se extraem da confissão do acusado em seu interrogatório e dos depoimentos anexados aos autos”, ressaltou. 

Conforme exposto na denúncia, em 22 de julho de 2014, por volta das 22h30, dentro do Araguaia Shopping, situado na Avenida Goiás Norte, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, Ariovaldo, portando uma faca (tipo peixeira) golpeou Douglas na região do pescoço, causando sua morte. Em seguida, tentou matar Osnildo, seu colega e também vigilante do local. Consta dos autos que a vítima exercia sua função no shopping quando recebeu a informação de que um rapaz estava na plataforma oeste do prédio pedindo comida e importunando os clientes. O segurança, então, solicitou apoio via rádio, aos seus colegas de trabalho, já que o morador de rua não tinha como sair porque o estabelecimento já estava fechado.

Após o contato, de acordo com os fatos narrados, outros vigilantes foram até Douglas para auxiliá-lo, inclusive Osnildo. Dessa forma, levaram o acusado para sala de segurança, no subsolo do shopping, com a finalidade de averiguar o que ele estava fazendo no local e solicitar ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) maiores informações sobre seu perfil. Segundo relatado nos autos, os seguranças conduziram o morador de rua apenas segurando em seus braços, sem revistá-lo.

Entretanto, antes de abrirem a porta, o denunciado sacou a faca que trazia consigo, de forma velada, e golpeou Douglas no pescoço. Logo depois do ato, partiu para cima de Osnildo e tentou esfaqueá-lo também, mas não obteve sucesso, pois o vigilante se defendeu com uma tonfa (bastão), instrumento utilizado durante suas atividades. Por fim, Ariovaldo saiu correndo, segurando a faca nas mãos e empreendeu fuga, mas foi preso posteriormente pela Polícia Militar. (Texto: Myrelle Motta - Centro de Comunicação Social do TJGO)