A 2ª Vara de Família e Sucessões de Aparecida de Goiânia reduziu 35% de seu acervo processual desde 2012. A informação é do juiz titular da unidade, Társio Ricardo de Oliveira Freitas (foto), conforme relatório apresentado sobre as estatísticas desde que assumiu a titularidade no local.

A taxa de congestionamento também sofreu redução: são autuados, mensalmente, cerca de 200 processos. “Toda essa evolução é fruto de um sistema de gestão de serventia e gabinete, fundado na análise periódica dos resultados extraídos junto ao Sistema de Controle da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) e do Sistema de Primeiro Grau (SPG)”.

Ainda segundo o magistrado, contribuem positivamente para os resultados “a adoção de metas bimestrais para cada servidor, visando, sobretudo, dar efetividade aos princípios da celeridade e razoável duração do processo”.

Társio ressalta que, atualmente, os atos de expediente da escrivania trabalham com o prazo de 30 a 40 dias para expedição de documentos e cumprimentos de outras providências. “Da mesma forma, a média do prazo de conclusão de processos, inclusive para decisões e sentenças de mérito é de 30 dias”. As informações podem ser conferidas no relatório. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)