A partir desta quarta-feira (20), o Programa Justiça Móvel de Trânsito passará a contar com novos veículos que atenderão a capital e algumas comarcas do interior. As chaves das unidades foram entregues, no fim da manhã de hoje, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, ao coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução do TJGO, juiz Paulo César Alves das Neves.

O desembargador-presidente entregou também uma chave ao diretor do Foro de Itumbiara, juiz Roberto Neiva, que representou as comarcas do interior que receberão os novos veículos. Ao todo, foram disponibilizados dez veículos e investidos R$ 1.310.000,00. As vans são equipadas para o programa e além de Goiânia, que receberá cinco veículos, as comarcas de Anápolis, Itumbiara, Goiatuba e Rio Verde, também receberão, sendo que esta última contará com duas.

Leobino Valente frisou que o Justiça Móvel aproxima o Poder Judiciário da sociedade. Segundo ele, com a disponibilização dos novos veículos, a prestação jurisdicional será agilizada. “Não estamos entregando somente veículos, mas mais um instrumento de trabalho para acelerar a Justiça”, destacou, ao frisar a importância de iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade e celeridade do primeiro grau de jurisdição. “Isso é possível devido a colaboração de todos para tornar a Justiça mais próxima da sociedade”, finalizou.

De acordo com o juiz Paulo César Alves, o Justiça Móvel tem alcançado acima de 80% de acordo no próprio local do acidente. Número que, segundo o magistrado, aumentará, uma vez que terá um maior capacidade de atendimento. “Isso é a demonstração clara de que a administração do TJGO tem se preocupado cada vez mais com iniciativas que fortalecem o movimento da conciliação”, pontou.

A entrega foi acomapanhada pelo o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; desembargador Gerson Santana Cintra; diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos; juízes substitutos em segundo grau, juízes de direito, diretores de área e servidores do Poder Judicário e da Agência Municipal de Trânsito (AMT).   

Atendimento
Os atendimentos têm o objetivo de diminuir o número de demandas cíveis de indenizações por danos resultantes de acidentes de trânsito, resolvendo as questões com rapidez e eficiência, além de contribuir para a educação no trânsito e a redução das reincidências nos acidentes. O Justiça Móvel pode ser acionado em acidentes sem vítimas e que não envolvam veículo do poder público.

Para acionar a Justiça Móvel de Trânsito é necessário entrar em contato por meio dos números (62) 3261-9077, 3501-9104 ou 3501-9109. O contato pode ser feito ainda pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, em todos os setores de Goiânia. Ao serem acionadas, as equipes se deslocam até o local do acidente e um conciliador tenta promover a conciliação dos envolvidos para solução imediata da questão. Feito o acordo, o conciliador o encaminhará para homologação do juiz. Se não for possível, colherá provas para instrução do processo. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Henany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos