O Comitê Gestor Regional, que atuará dentro da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, realizou nessa sexta-feira (8) sua primeira reunião. A intenção é elaborar um plano de ação para aperfeiçoar a atuação do Poder Judiciário e melhorar a prestação de serviço à sociedade. Entre as primeiras propostas, estão a adoção do processo judicial eletrônico e o investimento em estrutura pessoal.

Um dos integrantes do comitê, o secretário de Gestão Estratégica (SGE), Luís Maurício Bessa Scartezini, explicou que a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional de Justiça. “Os Tribunais de todo o país começaram, neste ano, com esse planejamento de atuação. Há uma defasagem nacional na primeira instância, onde, justamente, a população tem o primeiro acesso à Justiça e onde se concentra o maior número de ações”.As ações serão desenvolvidas em todo o Estado. “O comitê será descentralizado, com atuações e encontros regionais, para pensar em soluções como um todo”, frisou o secretário.

Na última semana, o titular da SGE e o juiz auxiliar da presidência Felipe Vaz de Queiroz, também integrante da equipe, participaram de reunião na sede do CNJ, em Brasília, para receber orientações acerca das linhas de atuação do comitê.

O comitê tem mais seis integrantes: são três magistrados e três servidores, todos com atuação no primeiro grau, “já que vivenciam e entendem do campo a ser trabalho e os pontos deficientes e que precisam de melhorias”, elucidou Scartezini. “A SGE servirá de apoio para auxiliar estudos e propostas que, posteriormente, serão encaminhadas à presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e, enfim, para deliberação da Corte Especial”, completou.

Além de Scartezini e Queiroz, fazem parte da equipe os juízes Clauber Costa Abreu, Levine Raja Gabaglia Artiaga e Wilton Müller Salomão, e os servidores Gisele Nasser de Menes Baía Novantino e Fabrício Duarte de Sousa. Integram a lista de suplentes os magistrados Ana Cláudia Veloso Magalhães e Fernando Oliveira Samuel e a servidora Cláudia Jorge da Silva. Mais um servidor, que será escolhido via votação, será adicionado ao grupo. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)