Em audiência de custódia realizada no início da tarde desta quarta-feira (17), o juiz Adegmar José Ferreira, em substituição na 7ª Vara Criminal de Goiânia, colocou em liberdade as 18 pessoas presas após manifestação na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), realizada na noite de segunda-feira (15). A decisão inclui as três alunas que estavam no 14º Deparatamento de Polícia e os 15 homens que estavam na carceragem da Delegacia de Investigação Criminal (Deic).

“Entendo que os indiciados possuem o direito de aguardar o processo em liberdade, pois são primários, portadores de bons antecedentes, sequer possuem outros processos criminais instaurados contra si”, observou o magistrado, segundo quem “é bastante provável que o regime de cumprimento de pena a ser fixado será menos gravoso do que a situação prisional em que se encontram atualmente”.

No entanto, eles estão proibidos de praticar qualquer infração penal, deverão comparecer a todos os atos do processo e impedidos de mudar de endereço sem comunicar ao juiz. Na ocasião, os manifestantes ocuparam o prédio da Seduce em protesto contra a implantação de Organização Social (OS) na Educação do Estado. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)