Com o objetivo de apresentar ações e políticas voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, foi ministrada, nesta sexta-feira (8), no 2° Tribunal do Júri, a palesta de geógrafo Ganem Amiden Neto, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  A inciativa foi da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO,e atende a Resolução 201, de 2015.

Segundo a diretora de Planejamento da SGE, Eunice Machado Nogueira, foi apresentado o que o CNJ espera com o dispositivo. “Foi importante para sabermos o que está sendo feito nos outros tribunais a com relação a responsabilidade social e ambiental”, ressaltou.

Ela disse ainda que, a ação se destaca para que as pessoas manifestem sua vontade em participar do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável (PLS)”, pontou, ao afirmar que até o final de maio o comitê estará formado.

Ganem Amidem pontuou que os tribunais deverão aprimorar suas gestões do plano com a utilização de ferramenta eletrônica de inteligência de negócios, permitindo uma visão sistêmica dos processos e a tomada de decisões mais estratégicas. “A troca de experiências fará com que seja criado um modelo que possa ser adotado por todos os tribunais. Queremos que os tribunais adotem essa postura e criem suas práticas de sustentabilidade para que possamos discutir e aprimorá-las”, destacou.

Ele afirmou a importância da inovação e da gestão nos órgãos. "Dedica-se muito tempo à execução de tarefas diárias e pouco tempo ao planejamento e à avaliação dos resultados das ações", citou Ganem. Ele destacou ser necessário repensar os novos modelos de gestão na administração do Judiciário em busca de mais sustentabilidade.

Resolução
A Resolução n°201/2015 do CNJ, aprovada em março, determina a criação de unidades ou núcleos socioambientais por parte dos órgãos e conselhos do Judiciário que terão a competência de implementar o Plano. Os órgãos têm até julho deste ano para criar as unidades ou os núcleos socioambientais, que deverão ter caráter permanente e estarão, preferencialmente, subordinados à alta administração.

Palestrante
Ganem Amiden Neto é geógrafo, especialista em Sociologia e em Patrimônio Ambiental e Cultural. Mestrando, já qualificado, em Gestão Ambiental e Territorial pela Universidade de Brasília.

Ex-Pesquisador e colaborador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas – Conicet (Governo Argentino) e Coordenador no Brasil pelo Instituto Panamericano de Geografia e História IOPGH/México em estudos/pesquisas relacionados a pequenas localidades providas de potencial turístico voltado à sustentabilidade.
Desde 2010 é Pesquisador do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça. Foi também um dos componentes do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Resolução CNJ 201/2015 . (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)