O 2º Tribunal do Júri de Goiânia, em sessão realizada na quinta-feira ( dia 7) e presidida pelo juiz Lourival Machado da Costa, condenou Jaira Gonçalves Ramos a 15 anos e 9 meses de prisão e Ruan Carlos Cassimiro dos Santos Matos a 14 anos de prisão, ambos em regime inicial fechado, pelo homicídio de Romário Lemes de Morais. O crime ocorreu por volta das 22h30 de 1º de março de 2014, na porta da casa da vítima, na Vila Abajá.

Para cometerem o crime, Jaira e Ruan Carlos foram até a casa da vítima e a chamaram no portão. Os dois estavam em uma motocicleta e, assim que Romário saiu, disparam seis tiros contra ele, alvejando tórax e rosto. Durante a sessão do 2º Tribunal do Júri, o representante do Ministério Público do Estado de Goiás pugnou pela condenação dos réus nos termos da pronúncia, enquanto a defesa sustentou a tese da negativa de autoria. O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria do crime e rechaçou as teses apresentadas pelas defesas dos réus.
Ao dosar as penas, Lourival Machado da Costa afirmou que, no caso de Jaira, ficou demonstrada a culpabilidade. “Os antecedentes são negativos e a conduta social se mostra imprópria, diante do estilo de vida apresentado pela ré, que ainda em idade jovem se imiscuiu na criminalidade e responde por várias ações penais”. O magistrado explicou que a ré apresenta personalidade voltada para o crime, o que pode ser comprovado pelas circunstâncias em que ocorreu o homicídio e devido ao número de ações penais a que responde.
Com relação a Ruan Carlos, Lourival Machado da Costa explicou que a culpabilidade foi demonstrada e em grau elevado. O réu, segundo o magistrado, tem antecedentes negativos, conduta social imprópria, ressalvando o número de ações penais que ele responde, com personalidade voltada para o crime, conforme comprovado pela vida pregressa.
Atuaram no júri o promotor de Justiça Maurício Gonçalves de Camargo e os defensores Diogo Emílio de Carvalho e Manoela Vasconcelos Valadares. (Texto: Diandra Fernandes – Estagiária do Centro de Comunicação Social)