Após assumir a coordenação do Comitê de Enfrentamento das Demandas Repetitivas e Complexas, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e a equipe do Núcleo Previdenciário do Programa Acelerar se reuniram nesta terça-feira (28), com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves.

No encontro, foi apresentado ao desembargador-presidente os dados do Núcleo Previdenciário desde agosto de 2013, início da ação, até abril deste ano. A iniciativa passou por 104 comarcas, foram realizadas 21.281 audiências e proferidas 17.557 sentenças.

“Esse é o carro-chefe do Judiciário porque por meio, aproximamos a sociedade do Poder Judiciário e o resultado mostra isso”, pontuou. Além disso, Sandra Regina destacou que, a força-tarefa colabora para reduzir o número de processos nas comarcas e colabora para a melhoria da prestação jurisdicional. A desembargadora falou da honra em assumir a novo coordenação. “Sempre admirei o Acelerar desde a criação e me coloco à disposição”, ressaltou.

O presidente parabenizou o trabalho da equipe do Núcleo Previdenciário e lembrou que o programa faz parte do Plano Estratégico 2015/2020. “É preciso trabalhar em conjunto e agir pensando no que a sociedade precisa e vocês fazem isso. Portanto, tudo o que for necessário para que a equipe possa desenvolver seu trabalho faremos o possível para atendê-los”, destacou. Leobino Chaves afirmou que a valorização do servidor proporciona também a melhoria da prestação jurisdicional, uma das principais metas de sua gestão. “Queremos a contribuição de todos para construir um Judiciário mais célere e eficiente”, finalizou o magistrado.

O coordenador do Núcleo Previdenciário, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, lembrou que nos mutirões os processos são solucionados com sentenças. “As pessoas que esperam por uma resposta, a Justiça atende; aposentando ou negando o pedido. Já os que tiveram os benefícios negados terão o direito de recorrer”, explicou. Ainda segundo ele, é preciso que as pessoas recebam rapidamente a resposta da Justiça  “as partes são, em sua maioria, pessoas que não podem esperar muito tempo pela resposta do Judiciário”, finalizou.

Também participaram da reunião o juiz-auxiliar da Presidência, Sebastião José de Assis Neto; o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos; os juízes da equipe do Núcleo Previdenciário Everton Pereira Santos e Luciano Borges da Silva; o idealizador do Acelerar, juiz Carlos Magno Rocha da Silva; o diretor de Apoio ao Interior, Paulo Castro; os servidores Adilson Canedo e Luciana Gonçalves Toledo e a assistente administrativa do Programa Acelerar, Rosimeire Alves Mendonça. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)