img 4853A comarca de Rio Verde registrou mais R$ 1 milhão em movimentação financeira decorrente de acordos realizados em aproximadamente 200  audiências processuais e pré-processuais referentes ao seguro DPVAT, realizadas  nesta quinta-feira (16). O índice  superou a marca de 84% de acordos efetuados. As audiências continuarão a ser realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca até o final desta sexta-feira (17). A estimativa é que, até o encerramento, sejam realizadas cerca de 400 audiências processuais e pré-processuais, podendo atingir R$ 2 milhões em acordos celebrados.

No município, localizado no Sudoeste Goiano, foram montadas 11 bancas de conciliação no andar térreo do fórum. Foram escalados 10 conciliadores e mais 15 servidores atuaram direta ou indiretamente na organização dos trabalhos. Participam da homologação dos acordos, os magistrados Lídia de Assis e Souza Braco, Rodrigo de Melo Brustolin e Vitor Umbelino Soares Junior, que é o coordenador do Movimento da Conciliação na 5ª Região.

Segundo ele, aos poucos, não só os profissionais da área jurídica, mas também toda a sociedade vai compreendendo a importância da conciliação e mediação, como processos alternativos de solução apropriada de disputas, objetivando um processo construtivo de formação de uma “cultura da conciliação”. Ainda de acordo com o magistrado, a população vem procurando sistematicamente o Centro Judiciário em Rio Verde para a solução de seus problemas, encontrando um serviço de qualidade que possibilita a resolução dos processos na Justiça por intermédio de um acordo que atenda da melhor forma os interesses de ambas as partes. (Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO)