A segunda audiência pública do biênio 2015/2017 foi realizada na tarde desta sexta-feira (10), no Auditório do Paço Legislativo Martinho Palmerston, da Câmara Municipal de Caldas Novas. Segundo o corregedor-geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargador Gilberto Marques Filho (foto), devem ser promovidas 13 audiências públicas em todo o Estado de Goiás neste ano. "Queremos melhorar o atendimento e motivar juízes, servidores e advogados para que possamos atender a coletividade com presteza jurisdicional", pontuou.

Questões relacionadas à morosidade nos processos, custas extrajudiciais, demora na prestação jurisdicional, ineficiência no número de servidores nas serventias e esclarecimentos em relação aos sistemas eletrônicos como Projudi e Sistema de Decisões Monocráticas (SDM) foram alguns dos assuntos abordados na Audiência Pública.

A diretora do Foro de Caldas Novas, juíza Luciana Monteiro Amaral, lembrou que a comarca é atípica, com mais de 37 mil processos distribuídos para 5 magistrados. "Por mês, temos mais de mil novos processos. Isso mostra a importância da audiência pública para que, em conjunto, possamos buscar a melhor solução". Para a magistrada a integração e a interação do Poder Judiciário com a população por meio da audiência pública é de extrema importância. "Esse encontro também propicia o esclarecimento e informação para a sociedade". O aumento da demanda também foi lembrado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Caldas Novas, Lauro Natel Mateus, que afirmou que “hoje, com a população cada vez mais esclarecida, o Poder Judiciário é cada vez mais procurado para solucionar problemas pontuais”.

Compuseram a mesa diretiva da audiência pública (foto), o corregedor-geral, desembargador Gilberto Marques Filho; o juiz auxiliar Átila Naves do Amaral, a diretora do Foro da comarca de Caldas Novas, Luciana Monteiro Amaral; o desembargador Itamar de Lima, juiz Murilo Vieira de Faria, que representou a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), e o presidente da Câmara dos Vereadores de Caldas Novas, Saulo Inácio.

Também participaram a deputada federal, Magda Mofatto Hon; o promotor de Justiça da 3ª e 4ª Promotoria de Caldas Novas, Giordane Alves Naves; o delegado da Polícia Civil de Caldas Novas, Alexandre Augusto da Costa Câmara, a procuradora do município de Caldas Novas, Juliane Glorisse Rocha, o prefeito Evandro Magal, juízes da 9ª região, servidores das comarcas e da CGJGO. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás).