O governo do Estado de Goiás aderiu nesta sexta-feira (27) à Citação Eletrônica, Citação Centralizada e Juntada de Atos Constitutivos, por meio dos provimentos de nº 16 e 31 de 2014. A assinatura do Termo de Adesão foi realizada pelo juiz auxiliar da presidência Sebastião José de Assis Neto, pelo coordenador do Projeto Acelerar, juiz Eduardo Perez, e pelo procurador-chefe da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Fernando Iunes.

A intenção é colaborar na criação de meios eficazes para tornar mais ágil o julgamento das ações complexas e repetitivas. Segundo Assis Neto, “a citação, que antes era um ato físico, com a expedição de mandado, passará a ser automática, o que implica em redução de tempo e custos”.

Perez endossou a opinião a respeito da diminuição dos recursos envolvidos no processo. “A citação eletrônica gera benefícios diretos, como diminuição de papel, tinta, e do tempo empregado do servidor e do juiz. Além disso, o processo fica mais célere e efetivo”.

Representando do governo, Iunes elogiou a medida. “As custas serão menores, assim como o tempo da prestação jurisdicional. Todos ganham – Poder Executivo, Judiciário e, principalmente, o jurisdicionado, que é o destinatário final –, com um processo mais rápido e menos oneroso”. (Texto: Lilian Cury/Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)