Dando continuidade as comemorações do Dia Internacional da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), as 1ª e 2ª Câmaras Criminais incluíram na pauta desta quinta-feira (12) recursos e ações relacionados a casos em que mulheres figuram como vítimas de violência doméstica. O tribunal goiano se antecipou às comemorações e, desde o dia 2 de março, realiza ações que integram a programação nacional. 

Antes de inciar os julgamentos, o presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que também preside a 2ª Câmara Criminal do TJGO, frisou que a iniciativa atende convocação da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, para que os tribunais do País se atentem a esses tipos de ações.

“Em Goiás existem cerca de 42 mil processos em tramitação relacionados à Lei Maria de Penha e, destes, quase 10 mil estão na capital. Queremos impulsionar o enfrentamento da violência contra mulher”, frisou o desembargador Luiz Cláudio.

Além da presidente da 1° Câmara Criminal, desembargadora Avelirdes A. Pinheiro de Lemos, os desembargadores Itaney Francisco Campos, Ivo Fávaro, José Paganucci Júnior e Nicomedes Domingos Borges também compõem a Câmara.

Já a 2ª Câmara Criminal é composta também pelos desembargadores João Waldeck Félix de Sousa, que foi substituído pelo juiz substituto em segundo grau Fábio Cristóvão de Campos Faria; Leandro Crispim; Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira, substituída pelo juiz substituto em segundo grau Jairo Ferreira Júnior, e Edison Miguel da Silva Jr. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)