Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Marco 2017
S T Q Q S S D
27 28 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

Notícias do TJGO

Presidente do TJGO se reúne com a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência

09-03-PresComissão2O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu nesta quinta-feira (9) visita do presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás (OAB-GO), Hebert Batista Alves.

O presidente da comissão pediu a Gilberto Marques Filho auxílio na realização de mais uma edição do Mutirão de Curatela. O projeto visa a desburocratização do procedimento judicial de interdição, com o objetivo de acelerar e humanizar o atendimento a pessoas com deficiência mental e/ou física e suas famílias. Ele foi implementado em 2009, por iniciativa de Celeste Cordeiro Chagas, membro da comissão, e com o auxílio do TJGO, do Ministério Público do Estado de Goiás (TJGO) e de advogados voluntários.

Durante o encontro foi apresentada, também, sugestões para maior acessibilidade de deficientes físicos ao prédio do TJGO. Entre as sugestões estão a instalação de rotas acessíveis, como piso tátil direcional, construção de rampas, portas largas, corrimões, etc; a inauguração do atendimento em libras; melhor localização das vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência; a instalação de banheiros onde seja permitida a entrada de acompanhante do sexo oposto; entre outras.

Gilberto Marques informou que vai dar encaminhamento às sugestões, e que estará prevista na reforma do prédio maior acessibilidade às pessoas com deficiência. Também acompanharam a reunião, a advogada Celeste Cordeiro Chagas e a juíza auxiliar da Presidência Maria Cristina da Costa. (Texto e foto: Gustavo Paiva – Centro de Comunicação Social do TJGO)