Em reunião realizada na quarta-feira (25), no Salão Nobre da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o secretário de Gestão Estratégica (SGE), Luís Maurício Bessa Scartezini, apresentou, às áreas do TJGO, o documento que reúne os resultados da análise de cenários (análise SWOT). 

O material foi desenvolvido após pesquisa com magistrados e servidores do Tribunal e público externo, e traz avaliação das informações recebidas da Ouvidoria, resultados da pesquisa de satisfação dos usuários da Justiça, do Censo Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Fórum de Planejamento, realizado em Pirenópolis.

A análise serviu para entender como está o Tribunal interna e externamente e identificar os pontos fortes e fracos que compõem o cenário interno, assim como visualizar as oportunidades e ameças do cenário externo, dos demais Poderes e das instituições públicas e privadas. Os dados que integram o documento vão contribuir para a elaboração do Plano Estratégico do TJGO, que visa traçar as diretrizes e metas estratégicas do Poder Judiciário goiano para o período 2015-2020.

O plano atende ainda a Resolução 198/2014, do CNJ, que pretende eleger os objetivos estratégicos nacionais que vão nortear a trajetória do Poder Judiciário em todo o País e cumprir os macrodesafios previstos pelo Conselho. Todos os tribunais devem apresentar, ao CNJ, os planos até 31 de março deste ano para que seja feito o alinhamento nacional.

Próxima etapa
O documento servirá também para subsidiar as áreas do TJGO para que possam propor iniciativas, projetos, objetivos estratégicos e metas que serão avaliadas para compor ou não o novo Plano Estratégico. A etapa seguinte será exatamente a contribuição das áreas para traçar iniciativas estratégicas, propostas de metas para a gestão 2015/2017 e de objetivos estratégicos de longo prazo (2015/2020). O prazo final para que as áreas possam repassar suas contribuições será o dia 3 de março.

As diferentes áreas do TJGO poderão apresentar respostas e sugestões para questões como quais iniciativas estratégicas devem ser realizadas durante a vigência do novo Plano Estratégico, que meta a unidade pode propor para a Gestão 2015/2017 e se é possível definir um objetivo estratégico de longo prazo (2015/2020). Dessa forma, será possível finalizar o direcionamento estratégico (missão, visão e valores) e definir objetivos estratégicos e indicadores a longo prazo.

Macrodesafios do Poder Judiciário
-Garantia dos direitos de cidadania
-Combate à corrupção e à improbidade administrativa
-Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional
-Adoção de soluções alternativas de conflito
-Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes
-Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas
-Aprimoramento da gestão da justiça criminal
-Melhoria da Gestão de Pessoas
-Aperfeiçoamento da Gestão de Custos
-Instituição da governança judiciária
-Melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

(Texto: Fernando Dantas / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja mais fotos na galeria de imagens