Na manhã desta terça-feira (25), o juiz Jesseir Coelho de Alcântara recebeu recurso de apelação interposto pela defesa de Wilson Bicudo da Rocha (foto), contra sentença proferida pelo Tribunal do Júri de Goiânia, na última quarta-feira (19), quando foi condenado a 12 anos de reclusão.

O defensor pediu para apresentar as razões do apelo no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), para onde o magistrado determinou o encaminhamento dos autos.

Júri

Durante o julgamento de Bicudo, o conselho de sentença acatou integralmente a tese da acusação e concluiu que o réu tentou matar sua ex- mulher, Mara Rúbia de Guimarães, em 29 agosto do ano passado, quando a espancou, amarrou, amordaçou, furou seus olhos, a deixou desmaiada e trancada dentro de casa e fugiu, com o celular dela, dificultando-lhe o pedido de socorro.

Os jurados se convenceram, também, que Bicudo agiu por motivo torpe - porque queria se vingar da ex-mulher por ela ter se recusado a reatar com ele; e, ainda, que o crime foi praticado com crueldade e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Por entender que persistiam os motivos da prisão do réu, o juiz Jesseir Coelho de Alcântara não permitiu que ele recorresse em liberdade, razão pela qual Bicudo saiu algemado de seu julgamento.

O juiz poderia ter reduzido em dois terços a pena-base, que foi de 18 anos, o que a tornaria definitiva em seis anos e permitiria, assim, que o réu a cumprisse, já de início, no regime semi-aberto. Jesseir, no entanto, optou por reduzi-la em apenas um terço, considerando que facadas foram desferidas na região ocular e, também, o comportamento da vítima. (Texto: Jovana Colombo – Centro de Comunicação Social do TJGO)