Começou, nesta quinta-feira (15), a 12° edição do Justiça Ativa este ano. A comarca de Vianópolis é a primeira a receber o programa no segundo semestre de 2013. Estão programadas mais de 200 audiências e, aproximadamente, 400 processos serão despachados durante os dois dias de evento.

Atualmente, tramitam no fórum mais de 4 mil processos. De acordo com a juíza e diretora do Foro, Marli Naves, a comarca de Vianópolis ficou desprovida de juiz por mais de dois anos. "Por isso, vários processos não tiveram o andamento que a comunidade local esperava. Agora, o programa vai dar uma agilidade nos processos", afirmou a juíza.

Issy Quinan, prefeito de Vianópolis, afirmou que o Justiça Ativa é um presente para a cidade."Fico feliz que nessa semana que antecede a comemoração dos 65 anos de emancipação política do município, a população é presenteada com mais esse benefício", ressaltou.

Mais uma vez a ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás participou do Justiça Ativa. O ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gerson Santana Cintra, reforçou que "a equipe está presente para atender a todas as reivindicações e anseios dos jurisdicionados no que diz respeito as questões do judiciário local".

Os treze juízes que participam desta edição se reuniram com o juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva para discutir estratégias para aprimorar o Justiça Ativa e incentivar a adesão de novos juízes no projeto. Também presente no evento, o desembargador Walter Carlos Lemes visitou o fórum e acompanhou os trabalhos em Vianópolis.

Participam desta edição do Justiça Ativa o seguintes juízes: Alessandro Manso (Ceres), Diego Custódio (São Luis de Montes Belos), Gabriel Lessa (Piracanjuba), Wilsiane Ferreira Novato (Hidrolândia), Heloísa Silva Mattos (São Luis de Montes Belos), Reinaldo Dutra (Formosa), Vivian Martins (Alexânia), Everton Santos (Catalão), Mábio Antônio Macedo (Goiânia), Hugo Gutemberg (Goiandira), Luís Antônio (Ipameri), Rodrigo Brustolin (Rio Verde) e Sílvio Jacinto (Itapirapuã). (Texto: Geovane Gomes - Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)