O Batalhão da Polícia Militar realizou nesta quinta-feira (20) a formatura de 300 alunos de escolas públicas e privadas, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Durante a formatura foram entregues prêmios aos primeiros colocados das atividades realizadas pelo programa.

Além de assistirem a entrega das premiações e certificados, as crianças de 9 a 12 anos participaram de um juramento, em que fazem o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência. “É motivo de orgulho ver esse trabalho que a Polícia Militar de Goiás desenvolve. O programa ensina os caminhos corretos, necessários para a formação dos jovens e realmente faz a diferença”, destacou  o tenente-coronel William Pereira da Silva, assessor militar do TJGO.

Para o subcoordenador estadual do Proerd, tenente Marcos Rabelo, todos os  anos na capital cerca de 30 mil alunos são beneficiados com o programa. “Nosso foco é negativizar o consumo de drogas e promover a consciência de que as crianças podem tomar suas próprias decisões conhecendo e prevenindo a questão das drogas. No curso, ensinamos os alunos a reconhecerem situações de perigo, a valorizar a auto-estima e as amizades”, observou.

A coordenadora da escola Santa Rita de Cássia, Rúbia Alves de Andrade, destacou a relevância do programa para a formação dos futuros adultos. “Programas como esse tem mesmo que existir e persistir para o bem de nossas crianças. Nós, professores não temos o conhecimento tão específico quanto só policiais para passarmos para as crianças”, frisou a coordenadora.


O programa

O Proerd é um programa da Polícia Militar e existe em todos os estados brasileiros. Foi inspirado no programa norte-americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), e tem caráter preventivo, voltado para crianças em ambiente escolar. Em Goiás, existe desde 1998 e ao final deste ano alcançará a marca de 500 mil crianças atendidas.

O público-alvo do programa são crianças de 9 a 12 anos, embora também trabalhe com outras faixas etárias e com os pais. As crianças recebem, em 11 encontros, instruções de policiais militares capacitados para trabalhar temas como auto-estima, resgate de valores, bullying e drogas. Os encontros são realizados nas escolas, e ocupam uma hora-aula, uma vez por semana.

Em Goiás, o Proerd existe desde 1992 e é conduzido pela Fundação Tiradentes, que executa as atividades por meio do Batalhão Militar. O processo educativo é realizado por 20 instrutores militares, que, em 99 escolas públicas e privadas do Estado, já formaram 8.790 crianças nesse semestre e 450 mil no total. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos