A juíza criminal e diretora do foro da comarca de Caldas Novas, Vaneska da Silva Baruki, participou de uma reunião na manhã de ontem (14), no gabinete do prefeito Evandro Magal. O assunto em pauta foi a construção de uma nova unidade prisional na cidade, onde o Governo de Goiás em parceria com a prefeitura municipal de Caldas Novas, procuram meios para construir esse presídio.

O prefeito Evandro Magal ressaltou que estão sendo tomadas providências para a doação de um terreno para a construção da nova unidade prisional. A prefeitura procura um imóvel que atenda ao modelo estipulado por leis federais, que determinam padrões para edificação de presídios. A área terá em média dois alqueres de extensão, que deverão ser destinados a trabalhos de ressocialização.

Edemundo Dias, presidente da Agência Goiana de Execução Penal (AGSEP), acompanhado de técnicos e engenheiros, apresentou um modelo de projeto que pode ser adaptado em Caldas Novas. Deverá ser construído um modúlo com 166 vagas que, futuramente, poderá ser ampliado com o dobro de capacidade. O projeto é orçado em cerca de R$ 5 milhões.

A juíza Vaneska Baruki afirmou que "a mudança na estrutura do sistema de execução penal é necessária em função do aumento da demanda, que vem sendo progressivo. Essa reunião é o primeiro passo para que a gente efetivamente conquiste essa evolução".  O presídio será construído com mão-de-obra carcerária e recursos advindos do conselho da comunidade e da sociedade.

A atual unidade

A atual unidade prisional possui capacidade para 90 detentos, porém, atualmente, 135 pessoas estão alocadas nas instalações. Após a reunião, foi feita uma inspeção na atual unidade prisional de Caldas Novas, para verificar as melhorias que podem ser feitas no local, imediatamente. Serão realizados investimentos na estrutura física e no serviço de monitoramente eletrônico. Atualmente, uma nova ala já está sendo construída com mão-de-obra carcerária e recursos advindos do conselho da comunidade e da sociedade. 

Também participaram da reunião o promotor de justiça Giordane Alves Naves; o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Cidade e Trabalho (SECT) Washington Luiz; o delegado titular da Polícia Cívil, Alexandre Câmara; a presidente do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) Ivânia Fernandes, e o diretor da unidade prisional de Caldas Novas, Alfredo Silva, além de vereadores. (Texto: Amanda Brites - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)