O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, foi agraciado nesta quinta-feira (25), com o Diploma Honorífico e a Medalha Professor Colemar Natal e Silva. A homenagem foi entregue pela Câmara Municipal de Goiânia, proposta pelo presidente da casa, Andrey Azeredo, e pelo vereador, Anselmo Pereira.

A justificativa da mais alta honraria do Legislativo Municipal destaca os “relevantes serviços jurídicos prestados em Goiânia e em todo o Estado e em reconhecimento pelos mais de 40 anos de magistratura exercidos pelo desembargador". A comenda Colemar Natal e Silva foi instituída na Câmara no início dos anos 2000 para condecorar pessoas que se destacam no meio jurídico com um trabalho profundo, denso e profícuo em prol da sociedade goianiense e goiana e, neste ano, foi entregue, unicamente, ao magistrado.

Na solenidade, Gilberto Marques afirmou que recebeu a homenagem não pessoalmente “mas como um prestígio ao TJGO, que tem se mostrado em posição de destaque dentre os Tribunais do País”. Completando 43 anos de carreira na magistratura, o presidente também destacou que é um dos mais antigos em atuação em Goiás e se sente prestigiado.

A escolha do nome de Gilberto Marques Filho para receber a comenda surgiu naturalmente, segundo contou o presidente da Câmara. “A intenção é valorizar a história, trajetória brilhante ao longo de sua vida, dignificando a função, demonstrando seriedade, determinação, com trabalho profícuo, a fim valorizar a democracia para fortalecer o Judiciário, e alcançar paz e justiça social”, destacou Andrey Azeredo.

Em discurso, o líder da Casa também destacou feitos da gestão de Gilberto Marques Filho, como a reestruturação judiciária, que inclui a instalação de 33 novas unidades judiciárias no Estado e seis novas vagas de desembargadores e a criação da estrutura permanente das turmas recursais, para trazer mais celeridade aos Juizados Especiais.

O vereador Anselmo Pereira endossou a escolha do presidente do TJGO para a homenagem. “Não é porque Gilberto Marques Filho está na presidência do TJGO. Foi feita uma análise de sua vida até agora, ele tem um currículo vasto e um amplo trabalho no Poder Judiciário, a fim de aproximar a ação jurídica da população mais carente”.

Comenda Colemar Natal e Silva

A comenda leva o nome de um ícone do Direito e da cultura do Estado de Goiás, o advogado, escritor e professor Colemar Natal e Silva. Em 1960, foi ele foi o fundador da Universidade Federal de Goiás e se tornou o primeiro reitor da instituição. Faleceu em 1996, aos 88 anos de idade.

Em 2000, a Câmara Municipal de Goiânia, como homenagem, criou a honraria que leva seu nome e é concedida anualmente, na ocasião do aniversário da cidade. Neste ano, apenas Gilberto Marques Filho foi agraciado com a comenda.

Também participaram da solenidade o desembargador Norival Santomé; o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior; o procurador geral do município, Brenno Kelvys Souza Marques; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Elza Cândida da Silveira;  a diretora de Telerradiodifusão e Imprensa Oficial do Estado, Abadia Divina Lima; o subprocurador geral de Justiça para assuntos jurídicos, Sérgio Abinagem Serrano; o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Marques Neto; e a Conselheira Internacional da Federação das Mulheres de Carreira Jurídica, a advogada Maria José das Neves Duarte.

Veja galeria de fotos