Calendário de Notícias

Outubro 2017
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Corregedoria: Semana Estadual de Reconhecimento de Paternidade começa na segunda-feira

pai presenteO mês de outubro, no qual se comemora o Dia das Crianças, foi escolhido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) para realizar mais uma edição da Semana Estadual de Reconhecimento de Paternidade, cuja execução é do Programa Pai Presente. O esforço concentrado ocorrerá de segunda a sexta-feira (2 a 6) em todas as comarcas do Estado de Goiás. A abertura oficial será feita pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e pela juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria e coordenadora do projeto em Goiás. 

Leia mais...

Corregedoria: QR-CODE é usado para agilizar a consulta de atos extrajudiciais

QR-CodeO QR-CODE (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica e que após a decodificação passa a ser um trecho de texto), já utilizado contra falsificação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passa a ser disponibilizado de forma inédita pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) ao usuário que deseja ou necessita verificar a autenticidade dos serviços extrajudiciais.

Leia mais...

Programa Pai Presente da Corregedoria promove casamento comunitário de 74 casais nesta segunda-feira (31)

O Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), promoverá nesta segunda-feira (31), às 15 horas, na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o casamento comunitário de 74 casais que realizaram reconhecimentos de paternidade ou foram indicados por algum servidor do Poder Judiciário. A Asmego está localizada na Rua 72, número 192, no Bairro Jardim Goiás, quase ao lado do Fórum Criminal. 

Leia mais...

Corregedoria: 100% dos conselheiros tutelares assumem cargo sem qualificação

22-09-concelhotutelar-caeApós mais de 18 anos decorridos desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no País com a composição de Conselhos Tutelares para ajudar a proteger crianças e adolescentes que se encontram em alguma situação de risco, um levantamento inédito e minucioso da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em parceria com os Ministérios Públicos do Estado e do Trabalho sobre a situação dos Conselhos Tutelares do Estado mostra que 100% dos conselheiros eleitos pela comunidade não recebem qualificação para o exercício da função. Apenas 38% deles tem formação continuada e, embora exista um número elevado de ocorrências de trabalho infantil, que atinge o percentual de 63%, o estudo aponta que 56% dos profissionais que atuam nos Conselhos também não têm capacitação específica nas questões relacionadas ao combate do trabalho infantil. 

Leia mais...

Equipe de auxílio forense da Corregedoria encerra trabalhos em Aparecida de Goiânia

21-Corregedoria3Atuando de forma pontual nas unidades judiciárias de todo o Estado de forma a orientar os servidores acerca da correta execução dos atos desempenhados no âmbito das escrivanias, bem como na identificação e auxílio de irregularidades e metodologia adequada de trabalho, a equipe de auxílio forense da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) encerrou as atividades, nesta sexta-feira (21), na 1ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia, cujo acervo processual é de quase 5 mil processos. 

Leia mais...

Corregedoria realiza primeira audiência pública em Rio Verde e capacita servidores ao mesmo tempo

Estabelecer uma conexão direta com os cidadãos para ouvir e buscar soluções efetivas  acerca das demandas afetas à sua comarca, propiciando, assim, a qualquer pessoa que exponha críticas, elogios e sugestões sobre o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário. Essa interação que visa aproximar o cidadão do mundo jurídico ao mesmo tempo em que investe na capacitação dos servidores locais, é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) que promoveu a primeira audiência pública na comarca de Rio Verde nesta sexta-feira (15).

Leia mais...

SAU fecha primeiro semestre deste ano com quase 3 mil atendimentos

Com um serviço diferenciado, primando pela celeridade e presteza por meio de um direcionamento específico para os setores adequados da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) conforme a informação solicitada pelos cidadãos, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) prestou 2.680 atendimentos no primeiro semestre deste ano.

Leia mais...

Corregedoria dá andamento a quase 6 mil processos criminais em Planaltina

Com um acervo de mais 6 mil processos, a Vara Criminal de Planaltina, localizada no Entorno de Brasília, uma das regiões com maior índice de criminalidade do País, teve a demanda processual analisada e movimentada pela equipe de auxílio forense da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em apenas 19 dias (31 de julho a 18 de agosto). Com a padronização das práticas cartorárias e a adequada orientação aos servidores da escrivania, a realidade da comarca mudou e a prestação jurisdicional se tornou mais célere. 

Leia mais...

Corregedoria implementa regras de controle para tramitação do Processo Judicial Digital

Atenta a forma de otimizar o trabalho de magistrados e servidores e estabelecer maior controle dos processos eletrônicos nas escrivanias beneficiando, dessa forma, diretamente os jurisdicionados, a Diretoria de Tecnologia da Informação da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) desenvolveu um método eficaz para extrair informações do Processo Judicial Digital (PJD) dentro do Sistema Controle. 

Leia mais...

Corregedoria obtém acordos em quatro audiências de conciliação no âmbito administrativo


Captura-de-Tela-2017-08-08-as-16.20.56Com a proposta de implementar uma cultura de paz usando a conciliação como ferramenta no âmbito administrativo, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), de forma inovadora, realizou pela primeira vez em Goiás quatro audiências de conciliação.

Leia mais...

Corregedoria realiza inspeção de rotina em Águas Lindas de Goiás

MyrelliAtenta a responsabilidade de orientar magistrados e servidores de forma a otimizar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realiza inspeção de rotina nesta terça-feira (27), no fórum da comarca de Águas Lindas de Goiás, localizada no Entorno de Brasília (DF). O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, está acompanhando de perto os trabalhos juntamente com o juiz Murilo Vieira de Faria, auxiliar da CGJGO, e os assessores correicionais Thiago Alves Pereira Cardoso e Ubiratan Alves Barros. 

Leia mais...

Corregedor-geral percorre povoado de Arantina e audiência é realizada para auxiliar quase 3 mil famílias

03 Acreúna-Aud PúblicaEm visita ao povoado de Arantina, (pertencente à comarca de Acreúna) na manhã desta quinta-feira (3), o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, foi conhecer de perto a situação vivenciada por quase 3 mil famílias que há quase 60 anos ocupam áreas e imóveis em situação irregular e não têm as devidas escrituras. Com a finalidade de buscar alternativas viáveis, ouvir os representantes locais para a solução efetiva do problema e garantir, assim, o direito de moradia aos moradores desse povoado, um dos mais básicos de qualquer pessoa, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) promoveu a segunda audiência pública em Acreúna.

Leia mais...

Casais que participarão de casamento comunitário ingressam com documentação no cartório

Casamento - 2Mal o dia começou, diversos casais já estavam na porta do 1º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia nesta quarta-feira (21). O motivo era a busca pela realização do grande sonho de se casar. Privados por anos de concretizar esse desejo pela falta de recursos financeiros, eles terão essa oportunidade graças a iniciativa do Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, que, no fim do mês de julho, promoverá mais uma edição do casamento comunitário, na sede da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego). 

Leia mais...

Dia do sim une mais de 70 casais em casamento comunitário em Goiânia

Quando a série de músicas nupciais inundaram o salão da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (TJGO) na tarde desta segunda-feira (31), uma mãe, seus dois filhos e respectivos companheiros adentraram o local esbanjando não só alegria, mas um verdadeiro festival de histórias de amor e superação. O sonho de concretizar o famoso “sim” foi finalmente alcançado pela auxiliar de serviços gerais do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) Maria Lindalva da Silva, de 51 anos, ao lado da filha Ana Paula Gomes da Silva, 26, e do filho Alexandre da Silva, 34, durante casamento comunitário promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) por meio do Programa Pai Presente. 

Leia mais...

Corregedoria discute problemas enfrentados nos centros de internação de Goiânia

Membros da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJG) se reuniram nesta segunda-feira (19) com representantes do Ministério Público do Estado de Goiás, secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do município de Goiânia e do Estado de Goiás para discutir os problemas enfrentados pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e Centro de Internação Provisória (CIP), ambos de Goiânia.

Leia mais...

Corregedoria inspeciona cartórios de 27 comarcas e 10 distritos judiciários no primeiro semestre deste ano

iStock-96630491Primando sempre pelo zelo e responsabilidade na orientação de magistrados e servidores de forma a otimizar e aprimorar a prestação jurisdicional, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realizou, somente no primeiro semestre deste ano, por meio da Assessoria de Orientação e Correição, inspeção em cartórios extrajudiciais de 27 comarcas do Estado, além de 10 distritos judiciários. Na capital, os trabalhos também vem sendo realizados em diversas serventias desde o início desta gestão, que está sob a responsabilidade do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, que faz questão de acompanhar de perto esses procedimentos. A previsão, de acordo com a expectativa da Assessoria Correicional, é de que as inspeções nos cartórios de Goiânia sejam concluídas até agosto. 

Leia mais...