Calendário de Notícias

Junho 2017
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Em menos de um mês, equipe do Atualizar pratica mais de 12 mil atos na 3ª Vara de Família de Jataí

Uma visão diferente que rompe paradigmas, auxilia na redução efetiva do acervo processual, humaniza as relações interpessoais e recapacita os servidores para os procedimentos e rotinas de trabalho. Totalmente reformulado, essa é a nova ótica do Programa Atualizar, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que encerrou nesta sexta-feira (19) os trabalhos na 3ª Vara de Família, Sucessões e Cível da comarca de Jataí contabilizando, em menos de um mês (de 3 a 26 de abril), mais de 12 mil atos. Os dados parciais foram apresentados pela equipe nesta tarde.

Leia mais...

Presidente do TJGO e corregedor-geral prestam homenagem ao desembargador Felipe Batista Cordeiro

A missa de sétimo dia em homenagem ao ex-corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Felipe Batista Cordeiro (foto), falecido no domingo (30), será realizada na Catedral Metropolitana no próximo sábado (6), às 18 horas.

Leia mais...

Informatização e otimização dos trabalhos no TJGO são discutidos em Porto Alegre

A era digital e as inovações decorrentes da modernidade no Judiciário têm sido sustentáculo para uma melhor prestação jurisdicional. Integrados a essa realidade, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e a presidente da Comissão de Informatização do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadora Amélia Netto Martins de Araújo, estiveram reunidos nesta segunda-feira (24) com o diretor de informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Luís Felipe Schneider, em Porto Alegre, capital gaúcha. 

Leia mais...

Pai Presente: faxineira que não conviveu com o pai leva neta para ser reconhecida por preso

“Sei exatamente o que significa não ter um pai tanto na vida quanto na certidão de nascimento. Não importa se o pai da minha neta está numa prisão, o que interessa é que ela tenha direito não só ao documento formal, mas a esse laço de afeto”. O depoimento comovido é da faxineira Ocilene da Silva Ferreira, de 28 anos, que, acompanhada da filha de 14 anos, levou a neta de seis meses para ser reconhecida pelo pai, preso há quase um ano. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (4) com 11 sentenciados para reconhecimento de paternidade, é do Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). 

Leia mais...

Arquivados e baixados em Anápolis quase 1,5 mil processos pela equipe do Atualizar

Após os bons resultados alcançados na 1ª Vara Cível de Anápolis, com a conclusão das atividades na comarca ocorrida na semana passada, a Equipe do Programa Atualizar, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), divulgou nesta quinta-feira (6) o número de processos baixados e arquivados: quase 1, 5 mil. O intenso trabalho que dispensou dedicação e empenho do grupo na execução de 15.425 atos executados durante quase dois meses, demonstra a eficácia da nova sistemática de trabalho adotada dentro das escrivanias para a redução do acervo processual.

Leia mais...

Encoge serve como bússola para aprimorar a Justiça, avalia corregedor-geral

Como resultado dos trabalhos capitaneados no 74º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), ocorrido na semana passada, em Porto Alegre (RS), o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes (foto), destacou as diretrizes e orientações acerca do monitoramento das ações repetitivas, o uso predatório da jurisdição, a importância das videoconferências, o estímulo à autocomposição dos litígios e a implantação da rádio Web no âmbito do Poder Judiciário. 

Leia mais...

Pai Presente: De Portugal, pai reconhece filho que mora em Fazenda Nova usando o WhatsApp

03-04 watszapp“Oi pai!” Essas foram as primeiras palavras ditas por um garoto de 11 anos ao ver, emocionado, o pai, que mora em Portugal, pela câmera do celular do juiz Eduardo Perez Oliveira. A tecnologia foi utilizada de forma inovadora para que fosse feito o reconhecimento espontâneo de paternidade através do Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). Representado na ocasião pela avó materna, o menor teve, de imediato, o sobrenome do pai acrescentado ao seu. 

Leia mais...

Pai Presente realiza primeira audiência do ano com presos

Com o objetivo proporcionar a 16 pais sentenciados a oportunidade de incluírem seus nomes na certidão de nascimento dos filhos, o Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), realizará na manhã desta quinta-feira (4), às 10 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), as primeiras audiências deste ano com presos visando o reconhecimento espontâneo de paternidade. 

Leia mais...

Corregedoria inova e instaura conciliação no âmbito administrativo

03-04 conciliaçãoDifundir uma cultura de paz na solução amigável dos conflitos utilizando a conciliação no âmbito administrativo-correcional do Poder Judiciário. A iniciativa pioneira é da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que criou, na última semana, através da Portaria nº 52, assinada pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, uma comissão de Unidade de Mediação e Acordo, Gerenciamento de Crises e Prevenção de Demandas, denominada UMA.

Leia mais...

Cartórios de Protesto e Títulos de Goiânia são inspecionados pela Corregedoria

A equipe de assessores correcionais da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realizou, nesta quarta-feira (3), a inspeção de dois grandes cartórios da capital: o 1º e 2º Tabelionatos de Protesto, Registros de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Goiânia. Durante a inspeção, foi feito o levantamento da taxa judiciária e do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado de Goiás (Fundesp), bem como são esclarecidas dúvidas quanto à lavratura dos atos e o desenvolvimento dos trabalhos nas serventias. “Nossa função é sempre orientar, antes de cobrar”, ressalta a assessora de Orientação e Correição da CGJGO, Maria Beatriz Passos Vieira Borrás. 

Leia mais...

Atualizar executa mais de 15 mil atos na 1ª Vara Cível de Anápolis

Implementar uma nova e arrojada sistemática de trabalho dentro das escrivanias que contribua para a redução efetiva do acervo processual, bem como oportunize ao gabinete uma mais célere entrega da tutela jurisdicional. Com esse viés, o Programa Atualizar, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), por meio de uma nova roupagem, executou mais de 15 mil atos na 1ª Vara Cível de Anápolis. O resultado do trabalho foi apresentado pela equipe do programa nesta sexta-feira (31) ao corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. 

Leia mais...

Termina nesta sexta-feira 74º Encoge

IMG-20170428-WA0008Com apresentação de multipainéis, se encerra nesta sexta-feira (28) a 74ª edição do Encontro do Colégio dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça (Encoge), promovido neste ano na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Representando o Estado de Goiás, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) Murilo Vieira de Faria (2º) Cláudio Araújo de Castro (3º) participam do evento e acompanham os trabalhos ao lado dos desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças, corregedor-geral da Justiça de São Paulo (foto à esquerda do desembargador Walter) e Iris Helena Medeiros Nogueira, corregedora-geral da Justiça do Rio Grande do Sul (foto à direita do des. Walter).

Leia mais...

Instituído grupo para orientar sobre a propositura de ações nos Juizados Especiais

Com a missão institucional de trabalhar efetivamente para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no âmbito do 1º grau de jurisdição, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) instituiu um grupo de trabalho para averiguar eventuais irregularidades na propositura de ações nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Goiânia. A Portaria nº 43 foi assinada na sexta-feira (24) pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. 

Leia mais...

Corregedor-geral da Justiça de Goiás participa de 74º Encoge em Porto Alegre

A fomentação do diálogo e do intercâmbio de conhecimentos práticos para, desta forma, promover o aperfeiçoamento do exercício da atividade correcional, é proporcionado todos os anos pelo Encontro Nacional dos Corregedores Gerais da Justiça (Encoge). 

Leia mais...

Equipe de Atividade Específica da CGJGO inicia auxílio em Caldas Novas

28-03-Fórum - Caldas NovasApós uma triagem na Vara de Família, Sucessões e 3º Cível da comarca de Caldas Novas, realizada entre os dias 22 a 24 de março pelos coordenadores administrativos da equipe de Atividade Específica da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), foram encaminhados à divisão 307 processos para elaboração de minutas de sentença. 

Leia mais...

Corregedoria em ação: Modelo de conciliação é referência para TJTO

Tomando como exemplo a implantação pioneira no País da conciliação no âmbito administrativo-correcional do Poder Judiciário, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJTO) editará ainda em abril ato normativo para a criação de uma Câmara de Conciliação no Estado com o objetivo de realizar conciliações e mediações na esfera administrativa.

Leia mais...