Calendário de Notícias

Dezembro 2017
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Corregedor-geral e juiz auxiliar participam do 1º Encontro de Corregedores do Extrajudicial em Brasília

encontro corregedoresCom a finalidade de aperfeiçoar os serviços relativos ao setor extrajudicial, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e o juiz Murilo Vieira de Faria, auxiliar da Corregedoria, participam nesta quinta-feira (7) do 1º Encontro de Corregedores do Serviço do Extrajudicial, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça, no Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O evento, que é exclusivo aos corregedores estaduais e juízes auxiliares das corregedorias, acontece durante todo o dia de hoje, das 8 às 18 horas. 

Leia mais...

Contrato para realização de DNA pelo Pai Presente é renovado por um ano

O Laboratório Biocroma, responsável pela realização dos exames de DNA do Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), renovou o contrato até dezembro de 2018, ou seja, por mais um ano. A aquisição dos exames pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ocorreu em fevereiro de 2015 por meio de licitação, na modalidade de pregão eletrônico. 

Leia mais...

Equipe de Atividade Específica auxilia comarca de Aragarças

processos- wsCom um número elevado de processos em tramitação, a comarca de Aragarças, localizada na divisa do Estado de Goiás com Mato Grosso, recebeu de julho até outubro o auxílio da Equipe de Atividade Específica, que está sob a coordenação da Diretoria de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). 

Leia mais...

Mês Nacional do Júri: realizados 155 julgamentos nas comarcas de Goiás em novembro

09-03-juriUm esforço concentrado de magistrados e promotores de Justiça de todo o Estado para julgar o maior número possível de processos referentes aos crimes dolosos contra a vida resultou na realização de 155 júris no mês de novembro, conforme dados coletados pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). A ação faz parte do Mês Nacional do Júri, que está a cargo da Corregedoria, e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neste ano, pela primeira vez, a CGJGO irá certificar e condecorar o desempenho das unidades judiciárias em sessão solene prevista para 8 de fevereiro de 2018, às 14 horas, no gabinete do corregedor-geral da Justiça. 

Leia mais...

Corregedoria: antecipação de despesas de locomoção de oficiais agiliza ações de execução fiscal

Poder judiciárioMedida recente tomada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), no que tange ao recolhimento prévio das despesas de locomoção dos oficiais de Justiça do Estado de Goiás por parte da Fazenda Pública para cumprimento dos atos judiciais, tem contribuído para dar celeridade às ações de execução fiscal e diminuir a taxa de congestionamento processual. Por meio do Ofício Circular nº 128/2017, assinado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, que orienta os magistrados a respeito do verdadeiro alcance do Ofício Circular nº 103/2015, uma nova interpretação com a devida aplicabilidade foi dada à questão, uma vez que o documento anterior ressaltava tão somente as custas e os emolumentos, sem deixar claro o pagamento antecipado do transporte dos oficiais. 

Leia mais...

Corregedoria: realizada primeira reunião sobre o Projeto Natureza Merece Justiça

A criação de uma Comissão Permanente de Gerenciamento de Crise Hídrica e Ambiental pautou a reunião realizada nesta segunda-feira (4) entre o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, juízes auxiliares da Corregedoria, Murilo Vieira de Faria, coordenador do projeto Natureza Merece Justiça, Sirlei Martins da Costa e Cláudio Henrique de Araújo Castro, com o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Martins Marques Neto, e vários representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e órgãos ligados à proteção do meio ambiente em Goiás. 

Leia mais...

Encoge: Adoção tardia e programas de acolhimento familiar pautam Carta de Salvador

deswalterCampanhas de incentivo à adoção tardia, viabilização da aprendizagem profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a implantação de programas de acolhimento familiar e apadrinhamento afetivo, são alguns dos tópicos que marcaram o encerramento do último dia do 76º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) nesta sexta-feira (27), em Salvador (BA). Esses aspectos integram a Carta de Salvador, contendo as deliberações do encontro que reuniu todos os corregedores do País. 

Leia mais...

Corregedoria e MP recomendam melhoria dos serviços nos Conselhos Tutelares

Como resultado do levantamento inédito realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado de Goiás (MP-GO) e do Trabalho, sobre a situação dos Conselhos Tutelares do Estado, que demonstrou a falta de capacitação de 100% dos profissionais para o exercício da função, dentre outros problemas estruturais, a CGJGO em parceria com o MP-GO expediram nesta segunda-feira (4) a Recomendação Conjunta nº 01/2017. O documento visa justamente a melhoria da prestação dos serviços públicos de relevância afetos à criança e ao adolescente. 

Leia mais...

Encoge: para corregedor-geral, Judiciário precisa se preparar para aplicar inteligência artificial

“O Poder Judiciário como um todo precisa se preparar para as diversas situações atuais e futuras que exigem a necessidade do uso da inteligência artificial. Respeitados os limites éticos, esse recurso inovador pode trazer grande benefício ao Judiciário e à sociedade principalmente no tocante à celeridade processual. A inteligência artificial é bem-vinda se caminhar ao lado da humanidade na garantia dos direitos fundamentais”. A análise foi feita pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes.

Leia mais...

Corregedoria capacita servidores e promove aproximação com a comunidade de Uruaçu

WAG 6104 - CópiaValorizar os servidores do Poder Judiciário investindo em importantes cursos de capacitação visando, de forma contínua, a melhora dos serviços prestados pela Justiça, e, ao mesmo tempo, aproximar-se da comunidade local propiciando-lhe a oportunidade de buscar uma solução para sua demanda, deixando um canal aberto e direto para sugestões, críticas e elogios relacionados ao âmbito jurídico. Sob esse prisma, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) promoveu na quinta e sexta-feiras (23 e 24) o 2º Encontro Regional, em Uruaçu, com a presença do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e do desembargador Itaney Francisco Campos, natural da cidade. 

Leia mais...

Corregedor-geral estará presente no 76º Encoge na Bahia

260912A primeira Corte das Américas, instalada em 7 de março de 1609, com o nome de Tribunal da Relação do Estado do Brasil, o Tribunal de Justiça da Bahia, sediará nesta semana o 76º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) que contará com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. O encontro será realizado de quarta a sexta-feira (25 a 27), em Salvador (BA). Corregedores de todo o País estarão reunidos para discutir o tema “ A Corregedoria, O Magistrado e a Sociedade no Século XXI”. 

Leia mais...

Corregedoria: Uruaçu sediará segundo encontro regional nesta sexta-feira

A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realiza, nesta sexta-feira (24), na comarca de Uruaçu, a segunda edição dos Encontros Regionais. A população terá a oportunidade de fazer sugestões, críticas e elogios relacionadas ao Poder Judiciário diretamente para o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, que procederá a abertura do evento. A coordenação geral é do juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria. 

Leia mais...

Lançado projeto que dá início a capacitação dos conselheiros tutelares goianos

DestaqueEm uma atitude conjunta de proteção e preocupação com as crianças e adolescentes no Estado, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJGO e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Corregedoria-Geral e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO), lançaram o projeto “Hoje É Semente do Amanhã”, na última quarta-feira (11), data que antecedeu o Dia das Crianças. O evento foi fruto de um levantamento inédito realizado pela CGJGO em parceria com os MPS Estadual e do Trabalho, que constatou a falta de capacitação de 100% dos conselheiros tutelares goianos para o exercício da função.

Leia mais...

Corregedoria institui projeto inédito Natureza Merece Justiça

Todo cidadão precisa de condições adequadas e saudáveis no seu dia a dia: ar com baixos índices de poluição, água pura para saciar sua sede; uma cidade bonita, limpa e arborizada, com saneamento, segurança e equipamentos para seu lazer, entre outras necessidades que garantam a sua qualidade de vida. Sob esse viés, atenta e preocupada com a defesa do meio ambiente, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), em iniciativa inédita no Estado, passa a instituir o Projeto Natureza Merece Justiça, cuja atuação é a prevenção ao desmatamento, proteção das águas, dos animais silvestres e da natureza de maneira geral. 

Leia mais...

Após diagnóstico da Corregedoria, conselheiros tutelares receberão capacitação

conselho tutelarComo desdobramento do levantamento inédito realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado de Goiás (MP-GO) e do Trabalho, sobre a situação dos Conselhos Tutelares do Estado, que demonstrou a falta de capacitação de 100% dos conselheiros tutelares para o exercício da função, será lançado nesta quarta-feira (11), às 13h30, no Auditório do MPGO, o evento “Hoje É Semente do Amanhã”.

Leia mais...

Corregedoria: Secretaria de Segurança Pública adere ao malote digital

O envio e recebimento de mandados de prisão, ofícios e alvarás de soltura (atos administrativos e judiciais) passa a ser feito via malote digital. A iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que atualmente cuida desse sistema, foi formalizada com representantes de órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) durante reunião promovida na tarde desta terça-feira (14) com o juiz Cláudio Henrique de Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria. 

Leia mais...