Corregedor-Geral da Justiça de Goiás

Foto desor2

Walter Carlos Lemes 


O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes nasceu em 11 de abril de 1947, é natural da cidade de Bela Vista de Goiás (GO), formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Direito Agrário e Civil. Tornou-se juiz em 21 de dezembro de 1981. Nesse cargo, atuou em sua cidade natal e também em comarcas de outros municípios da região da Estrada de Ferro, como Vianópolis. Como juiz respondeu também por Caiapônia, Piranhas, Jataí, Itumbiara e Iporá. Na capital, prestou auxílio na 1ª Vara de Família e na 5ª Vara Criminal e, posteriormente, implantou o então 2º Juizado Especial de Pequenas Causas.

Em 29 de dezembro de 2003, pelo critério de merecimento, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e é integrante atualmente da 3ª Câmara Cível. O magistrado também foi designado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para exercer o cargo de  juiz eleitoral da 126ª Zona Eleitoral de Goiânia em 1996 quando deu início à luta pela moralização da propaganda eleitoral, que culminou na proibição de cartazes e faixas instalados em postos e nas vias públicas, em cumprimento a lei eleitoral. Nos anos de 2001 e 2002 foi designado para ser juiz eleitoral da 51ª Zona Eleitoral de Santa Cruz de Goiás.

O corregedor-geral assumiu a vice-presidência da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) de 2010 a 2012 e a Diretoria Financeira da entidade de 2012 a 2015. De 2012 a 2014, respondeu pela vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e veio a presidir o órgão no biênio 2014/2016. É ainda membro-fundador da Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências e tem obras já publicadas.