Como Adotar

 

COMO ADOTAR

 

RESIDENTES EM GOIÂNIA

 

         Adoção é uma das formas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para colocação de criança/adolescente em família substituta.

         Os interessados em adoção que residem em Goiânia, deverão agendar entrevista com a Equipe Interprofissional do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, pelo telefone 3236-2714 / 3236-2700 ou, se preferirem, vindo pessoalmente ao endereço: Rua T-47 esquina com Rua T30, nº 669, Setor Bueno. Nesta entrevista serão orientados sobre a documentação necessária e sobre a tramitação processual.

         Após providenciarem a documentação exigida, os interessados deverão formalizar o processo de Inscrição para Adoção, entregando a documentação no protocolo e assinando um requerimento, após serão entrevistados pela Equipe Interprofissional. Na ocasião, será preenchida a ficha de pré-inscrição para a Preparação Psicossocial e Jurídica (PPJ) conforme § 3º do Art. 50 da Lei nº 12.010/2009. Posteriormente receberão visita deste Juizado para verificar as condições de moradia.

         Quando for definida a PPJ (que é composta por 5 módulos, normalmente ocorre 4 vezes ao ano, sendo 2 por semestre), os interessados serão contatados para confirmar sua possível participação.


Residentes em outra comarca:

A partir da publicação da Resolução n. 54 do CNJ, instituindo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) não será aceito pedido de habilitação de pretendente em comarca que não a do seu domicílio.