Calendário de Notícias

Abril 2017
S T Q Q S S D
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

Notícias do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia

Viagem ao exterior com crianças: evite transtornos de última hora

img viagemJulho chegou trazendo férias escolares e viagens em família. No aeroporto de Brasília, segundo mais movimentado do Brasil, só perdendo para Guarulhos/SP, o trânsito deve ser de 60 mil pessoas por dia, segundo a administradora Inframerica.  Leia o texto na íntegra do CNJ: Clique aqui

 

 

 

Juizado da Infância e da Juventude da capital é reestruturado

O Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia passou por uma reestruturação organizacional: agora, serão duas escrivanias separadas, uma para atos infracionais, outra para área cível. Além disso, equipamentos novos e mais servidores vão colaborar para o bom funcionamento da unidade, conforme discursou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Leobino Valente Chaves, durante solenidade de entrega das melhorias, realizada nesta quarta-feira (15).

Leia mais...

Entrevista: 'Ajudamos os casais a amadurecer seus conceitos de adoção', diz juíza

No dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Adoção. Mas, há o que se comemorar? De acordo com a juíza Mônica Soares Gióia, do Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia, sim. Nesta entrevista, ela conta que os casais estão cada vez mais conscientes quanto à importância de se amparar crianças – independente de raça ou idade – e confirma dados do Conselho Nacional de Adoção, da Corregedoria Nacional de Justiça, que apontam uma mudança no perfil das crianças adotadas.

Leia mais...

Juizado da Infância e Juventude realiza audiências concentradas

Dando cumprimento ao Provimento nº 32/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Juizado da Infância e da Juventude começou na segunda-feira (28) o mutirão de audiências concentradas, com prosseguimento dos trabalhos até 27 de abril.

Leia mais...

Juiz André Lacerda presta auxílio no Juizado da Infância de Goiânia

O juiz André Reis Lacerda, titular da 1ª Vara (Cível e da Infância e da Juventude) da comarca de Goianésia, foi designado pelo Decreto Judiciário nº 381/2016, para prestar auxílio no Juizado da Infância e da Juventude da capital, com atuação no 2º juízo (causas infracionais e questões administrativas afins).

Leia mais...

Designados juízes para atuar no Juizado da Infância e Juventude de Goiânia

Os juízes Pedro Ricardo Morello Godoi Brendolan, da comarca de Buriti Alegre, e Fernando César Rodrigues Salgado, do 1º Juizado da Fazenda Pública de Goiânia, foram designados, para, a partir desta quarta-feira (9) e até 31 de janeiro de 2017, prestarem auxílio no Juizado da Infância e da Juventude capital, com atuação no 2º Juízo (causas infracionais e questões administrativas afins).

Leia mais...

Representantes de órgãos ligados à infância e juventude firmam parceria com Programa Meu Guri

PROGRAMA MEU GURIUm Termo de Cooperação Técnica entre a Coordenadoria da Infância e da Juventude de Goiânia,  Juizado da Infância e da Juventude e  Escola de Pais do Brasil Seccional de Goiânia foi assinado nesta quinta-feira (3) por representantes desses órgãos para atuação em parceria com o Programa Meu Guri, na cidade de Goiânia.

Leia mais...

Juízes da Infância e Juventude e juiz auxiliar da Corregedoria se reúnem com o governador Marconi Perillo

12281628 1025458427477171 2123563983 oNa tarde desta terça-feira (24), o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Ronnie Paes Sandre, e os juízes André Lacerda, Carlos Limongi Sterse, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, Stéfane Fiuza, Bruno Leopoldo, Carlos Eduardo e Felipe Barbosa se reuniram com o governador Marconi Perillo para tratar sobre o Sistema Socioeducativo Estadual.

 

Leia mais...

Juíza comemora aniversário com colegas de trabalho

12294838 975186835880334 3171652469952515068 nServidores, agentes de proteção e estagiários se reuniram na sexta-feira (20) para um almoço em comemoração ao aniversário da juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Goiânia.

 

Assegurado a criança o direito de ter duas mães e um pai no registro civil

A família plural como consequência de uma nova perspectiva da sociedade em uma busca incessante da felicidade individual, baseada no afeto e no usufruto de uma vida digna, saudável e plena. Ao adotar esse conceito como premissa das relações familiares contemporâneas, a juíza Sirlei Martins da Costa, da 1ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, reconheceu a relação multiparental de um casal homoafetivo e de um amigo em comum (escolhido como pai biológico) na filiação de uma menina. A magistrada determinou que o nome da mãe afetiva seja incluso na certidão de nascimento da criança. Dessa forma, a garota passa a ter o nome das duas mães (biológica e afetiva) e do pai biológico no registro civil. 

Leia mais...

Mantida condenação a padrasto e mãe de menina que denunciou abusos durante visita de juiz a escola

090714Foi mantida a condenação do padastro e da mãe de uma criança que era abusada sexualmente pelo homem. A mulher foi condenada por sua omissão, pois sabia dos abusos, mas nada fazia. Os dois cumprirão 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. Os abusos foram narrados por uma aluna de uma escola rural localizada no município de Jataí, quando o juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca, Sérgio BritoTeixeira e Silva, visitou as crianças durante a realização do Programa Justiça Educacional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em julho de 2014.

Leia mais...

25 conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente

Promulgado no dia 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está completando 25 anos. A Lei já comprovou que focar em políticas públicas para as crianças e os adolescentes foi absolutamente necessário para avançar na garantia de direitos humanos. Além de estimular a descentralização das políticas públicas, o Estatuto provocou a ampliação de serviços para essa faixa etária e aumentou a conscientização da sociedade para a proteção das crianças.

Leia mais...

ECA completa 25 anos, mas ainda precisa ser aplicado pela sociedade

“O principal passo para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente eficaz é aplicá-lo na sociedade, pois cuidar dos jovens é a nossa responsabilidade”, afirma Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana, em entrevista à repórter Camila Salmazio da Rádio Brasil Atual. Dia 13 de julho, comemora-se o aniversário de 25 anos do ECA, responsável pelos avanços e garantias dos direitos infantis. “Nós temos muitos motivos para celebrar os 25 anos do ECA, porque é uma lei fundamental, uma quebra de paradigma no entendimento de como a legislação entende o desenvolvimento da criança”, diz.

Leia mais...

Publicada portaria que dispõe sobre entrada de crianças e adolescentes na Exposição Agropecuária de Goiânia

Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta quinta-feira (7), a Portaria nº 035, de 30 de abril de 2015, que disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes na 70ª Exposição Agropecuária de Goiânia, realizada de hoje (8) a 24 de maio, no Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Assinada em conjunto pelas juízas Mônica Neves Soares Gioia (E) e Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva (D), do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Goiânia, a portaria observa o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - artigos 149, 227, 4º e 70, da Lei nº 8.069/90).

Leia mais...

Adolescente consegue autorização para cantar em casas noturnas

O cantor Carlos Eduardo Ferreira Ramos, de 16 anos, conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) o direito de se apresentar em shows noturnos. A decisão monocrática é da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco (foto), contra negativa do Ministério Público Estadual, que alegava trabalho não apropriado ao menor.

Leia mais...

TJGO homenageia agentes de proteção do Juizado da Infância e da Juventude

Responsáveis por orientar e fiscalizar o cumprimento de normas, leis, portarias e regimentos expedidos pelos juízes da Infância e Juventude e atuar no enfrentamento às infrações administrativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os agentes de proteção do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Goiânia foram homenageados, na terça-feira (27), pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Leia mais...