Projetos

A Divisão de Agentes de Proteção planeja e executa os seguintes projetos:

Projeto Juizado Escola
O Projeto Juizado Escola, desenvolvido pela Divisão de Agentes de Proteção Voluntários do Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia, Estado de Goiás, tem como finalidade divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) à sociedade em geral, especialmente nas escolas e colégios, centros comunitários, creches, entidades de atendimento à criança e ao adolescente, comunidades religiosas, dentro outros.
O projeto tem como proposta formar uma consciência crítica tanto na nova geração de crianças e adolescentes como também junto à família, à escola e à comunidade de um modo geral, no tocante aos direitos e deveres a cada uma destas entidades e do Poder Público no processo de formação da criança e do adolescente, como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos.
Destarte, o projeto visa à divulgação e orientação da sociedade em geral quanto à necessidade de se cumprir e fazer valer as normas esculpidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Projeto Concurso de Redação e Ilustração Pintando 7
Idealizado pela Equipe de Criação e Comunicação da Divisão de Agentes de Proteção Voluntários do Juizado da Infância e da Juventude, este projeto é executado em parceria com a Secretaria de Cidadania e Trabalho, por intermédio da Coordenadoria do Centro de Internação ao Adolescente, Centro de Internação Provisória e Centro de Apoio e Atendimento Sócio-Educativo.
O concurso tem como objetivo:
Proporcionar ao adolescente oportunidade de expressar sua opinião assumindo seu papel de sujeito de direito, de sorte a compreender sua importância na construção, no monitoramento e na avaliação das ações socioeducativas;
Despertar no adolescente a capacidade de transformação de sua vida, utilizando-se de sua criatividade e inteligência, de sorte a despertar-lhes o senso crítico;
Promover a participação da família, visando maior reflexão de sua responsabilidade na construção de um projeto de vida para o adolescente.
A comissão julgadora do concurso é formada por jornalistas convidados que trabalham em veículos de rádio, TV e jornal; sendo premiadas as três melhores redações e ilustrações elaboradas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

Projeto Juventude sem Álcool
O Projeto Juventude sem Álcool foi elaborado pelos Agentes de Proteção Voluntários da Comarca de Goiânia, visando conscientizar os jovens a respeito dos malefícios causados pelo álcool, cigarro e drogas ilícitas.
É um projeto de longo prazo, que tratará anualmente de um assunto no sentido de trabalhar em prol de uma juventude e adolescência melhor vivida e com responsabilidade.

Projeto Coleção Agente Informa: Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente
O Projeto "Coleção Agente Informa: Direitos e Deveres da Criança e Adolescente" idealizado pela Equipe de Criação e Comunicação, da Divisão de Agentes de Proteção do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Goiânia – GO almeja no que tange sua competência de atuação, informar a sociedade goianiense a despeito de importantes leis constitucionais, ordinárias, resoluções e portarias a serem observadas.
Consiste no desenvolvimento de um material informativo com linguagem simples a fim de apresentar direitos e deveres da criança e do adolescente e os órgãos de proteção, execução ou proposição de políticas públicas.
A hora é de trabalho, luta e esperança, no sentido de tirar o Estatuto do papel e trazê-lo para o dia a dia das nossas comunidades, cumprindo com a obrigação constitucionalmente imposta que ilustra nosso slogan – “Informação e Proteção Integral à Criança e Adolescente”.