Autos de violência doméstica formam o público-alvo dos Grupos Reflexivos, voltados a conscientização a respeito de questões de gênero. Desde 2015, mais de 700 homens participaram em 48 turmas. Nesta segunda-feira (4), foi a vez de finalizar dois ciclos realizados no Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei), unidade da Secretaria Cidadã, em Goiânia. A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Conselho da Comunidade na Execução penal de Aparecida de Goiânia, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Governo de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). As próximas edições estão previstas para início em agosto.

Além da capital, os grupos reflexivos são promovidos em Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Mineiros e a expectativa, até o fim do ano, é estendê-los a mais 30 comarcas cuja incidência de crimes contra mulheres seja alta, conforme destaca o coordenador geral do projeto, o advogado José Geraldo Veloso Magalhães. Ele frisa que a questão da violência é cultural e, ao ser debatida, há a conscientização. “Nosso índice de reincidência é próximo a zero”, comenta sobre o sucesso do projeto, iniciado em agosto de 2015.

Com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, os encontros semanais consistem em debates com abordagens sobre origem da violência, relação entre pais e filhos, relação entre homens e mulheres, masculinidades, Lei Maria da Penha e álcool e drogas. A participação dos homens é compulsória e determinada por decisão judicial, ainda em medida protetiva. A frequência é monitorada e semanal.

No evento de finalização das duas turmas participaram o juiz do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da comarca de Goiânia, Carlos Damascena; a promotora do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Rubian Correia; a superintendente da Mulher e Igualdade Racial Onaide Santillo, a vereadora Cristina Lopes; o presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Aparecida de Goiânia, Marcelo Borges; entre outras autoridades. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: divulgação)